Esta quarta-feira (21) ficará eternizada na memória dos moradores dos condomínios residenciais das Rosas, América Unida, Europa Unida e Vivendas, localizados no bairro Primavera. É que hoje, a prefeita Sheila Lemos entregou a Unidade de Saúde Primavera, onde ocorrerá os atendimentos dos moradores desses residenciais.
A unidade, construída numa parceria entre as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Saúde (SMS), no antigo quiosque do Residencial das Rosas, funciona como uma extensão da Unidade Básica de Saúde do Panorama. E, muito mais do que uma estrutura física, como lembrou a prefeita, ela representa a concretização de um sonho.
“Aqui está a definição de um sonho de vocês”, disse a prefeita, referindo-se ao fato de que essa unidade foi solicitada por um grupo de moradoras, quando ela visitou os residenciais, no ano passado.
“Sabemos que, por conta de erros do passado, os condomínios do Minha Casa Minha Vida foram feitos sem previsão de escola, creche e atendimento em saúde. Mas, este é um problema que estamos resolvendo com muita coragem e, principalmente, em parceria com a comunidade, como é o caso daqui. Peço para que vocês cuidem desse espaço que é de vocês”, enfatizou a prefeita.
A prefeita disse ainda, durante a solenidade, que está buscando parceiros para a reforma das quadras dos condomínios residenciais. Além disso, ela anunciou que, breve, eles serão beneficiados pelo programa Brilha Conquista – 100% LED.
Dando um exemplo de cidadania, enquanto a unidade não ficava pronta, a líder comunitária Telma Sueli Duarte cedeu um dos cômodos de sua casa para que a equipe do programa HabSUS da SMS pudesse trabalhar. “O Governo para Pessoas foi o único que entrou nos condomínios para levar saúde. Não tenho nem palavras para explicar o sentimento por receber essa unidade. Agradecemos muito por essa unidade”, disse com os olhos cheios de lágrimas.
Também acompanharam a prefeita no ato solene, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Brito, que afirmou que o programa HabSUS, que por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, oferece assistência em saúde, vai se tornar uma política pública; outros gestores municipais; o vereador Adnilson Pereira, que enalteceu a obra, “feita para o bem da saúde de todos os moradores”, e o vereador Alexandre Xandó.
A Unidade de Saúde Primavera conta com um consultório médico e um consultório de enfermagem, sala de espera, sala de expurgo e sanitários, e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 14h.