GERAL AVIAÇÃO
Aeronave com bom desempenho e baixo custo operacional é aprovada pela ANAC para uso no Brasil
A Agência emitiu Certificado de Tipo para o Modelo 408 "SkyCourier" da Textron Aviation
04/07/2023 14h45
Por: Redação Fonte: Anac

AAgência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o Certificado de Tipo para o Modelo 408 "SkyCourier" da TextronAviation, validando o projeto no Brasil e constituindo uma das etapas para permitir que operadores brasileiros utilizem essaaeronave.Originalmentecertificado pelaautoridade de aviação civil norte-americana,FederalAviationAdministration(FAA),em março de 2022, o modelo 408 teve a empresa americana FedEx como seu primeiro operador.No Brasil, oCertifificadode Tipo foi emitido em 27 de junho.

A validação do projeto da aeronave no Brasil permite que a ANAC conheça e se envolva emaspectosrelevantes e de segurança desse projeto, com foco em garantir a operação segura e aaeronavegabilidadecontinuada para os operadores brasileiros. Para a aprovação do modelo 408, foram feitas avaliações tanto de documentos e dados quanto operacional e atividades de ensaios em voo.

Informaçõessobrea aeronave

O modelo 408 é um turbo-hélice bimotor de asa alta, não pressurizadoeoferece uma combinação de desempenho e baixos custos operacionais, o que atende omercado de fretamento, linhas aéreas regionais no transporte depassageiros e/ou cargas e missões especiais de forças públicas e militares.

Além da versão de carga, é possível levar até 19 passageirosno 408. Ambas as configurações oferecem reabastecimento de pressão de ponto único para permitir retornos mais rápidosàsmissões.

Aaeronaveéaindaequipadacom dois motoresPratt&WhitneyPT6A-65SC junto com um conjunto de héliceMcCauleyC779. Operado comaviônicosGarminG1000NXi, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 200kts(370 km/h) e um alcance máximo de 900 NM (1.667 km).O modelopossui uma porta larga e piso plano, dimensionada para ser carregada com até 3contêineresLD3, com peso máximo de decolagem de 19.000lb(8.618 kg) e com capacidade de carga útil de 6.000lb(2.721 kg).

Aeronave com bom desempenho e baixo custo operacional é aprovada pela ANAC para uso no Brasil
GERAL AVIAÇÃO
Aeronave com bom desempenho e baixo custo operacional é aprovada pela ANAC para uso no Brasil
A Agência emitiu Certificado de Tipo para o Modelo 408 "SkyCourier" da Textron Aviation
04/07/2023 14h45
Por: Redação Fonte: Anac

AAgência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o Certificado de Tipo para o Modelo 408 "SkyCourier" da TextronAviation, validando o projeto no Brasil e constituindo uma das etapas para permitir que operadores brasileiros utilizem essaaeronave.Originalmentecertificado pelaautoridade de aviação civil norte-americana,FederalAviationAdministration(FAA),em março de 2022, o modelo 408 teve a empresa americana FedEx como seu primeiro operador.No Brasil, oCertifificadode Tipo foi emitido em 27 de junho.

A validação do projeto da aeronave no Brasil permite que a ANAC conheça e se envolva emaspectosrelevantes e de segurança desse projeto, com foco em garantir a operação segura e aaeronavegabilidadecontinuada para os operadores brasileiros. Para a aprovação do modelo 408, foram feitas avaliações tanto de documentos e dados quanto operacional e atividades de ensaios em voo.

Informaçõessobrea aeronave

O modelo 408 é um turbo-hélice bimotor de asa alta, não pressurizadoeoferece uma combinação de desempenho e baixos custos operacionais, o que atende omercado de fretamento, linhas aéreas regionais no transporte depassageiros e/ou cargas e missões especiais de forças públicas e militares.

Além da versão de carga, é possível levar até 19 passageirosno 408. Ambas as configurações oferecem reabastecimento de pressão de ponto único para permitir retornos mais rápidosàsmissões.

Aaeronaveéaindaequipadacom dois motoresPratt&WhitneyPT6A-65SC junto com um conjunto de héliceMcCauleyC779. Operado comaviônicosGarminG1000NXi, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 200kts(370 km/h) e um alcance máximo de 900 NM (1.667 km).O modelopossui uma porta larga e piso plano, dimensionada para ser carregada com até 3contêineresLD3, com peso máximo de decolagem de 19.000lb(8.618 kg) e com capacidade de carga útil de 6.000lb(2.721 kg).