CIDADES Alagoinhas - BA
Sonhos se tornam realidade: moradores do Conjunto Linha Verde iniciam aulas dos cursos de empilhadeira e auxiliar administrativo oferecidos pelo Plano Social de Trabalho (PTS) em Alagoinhas
Com sede de conhecimento e grande entusiasmo, os moradores do Conjunto Habitacional Linha Verde, celebraram, nesta semana, a abertura de uma nova...
06/07/2023 11h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

Com sede de conhecimento e grande entusiasmo, os moradores do Conjunto Habitacional Linha Verde, celebraram, nesta semana, a abertura de uma nova etapa em suas vidas: o início das aulas dos cursos de operador de empilhadeira e auxiliar administrativo, ofertados através do Plano de Trabalho Social (PTS) do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

O projeto é fruto do convênio da Prefeitura de Alagoinhas com a Caixa Econômica Federal e parceria com o SENAI, executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Após ouvir as demandas e necessidades da comunidade, a SEMAS desenvolveu estratégias administrativas para atendê-los: “os cursos foram abertos de acordo com a disponibilidade destas pessoas, em horários solicitados pelas mesmas. Todas essas ações visam contribuir efetivamente com a formação e inserção desses moradores no mercado, sem atrapalhar outras áreas de suas vidas”, destacou o Diretor de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Estrutural da SEMAS, Edlan Santos.

O curso de operador de empilhadeira tem carga horária de 40 horas e é destinado a maiores de 18 anos que possuam Habilitação B, C, D ou E. Já o de auxiliar administrativo, com carga horária de 160 horas, requer uma idade mínima de 16 anos. Para os dois cursos, é necessário que o aluno resida no Conjunto Habitacional Linha Verde.

De acordo com a coordenadora de Habitação da SEMAS, Ana Carla Ribeiro, “as duas capacitações fazem parte de uma grade composta por 13 opções e abrangem áreas como empreendedorismo, gastronomia, construção civil e tecnologia”.

O Secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito, expressou sua expectativa em relação à realização dos cursos. “Acredito, que, por meio dessa iniciativa, os moradores terão acesso a novas possibilidades, construindo novos caminhos profissionais e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. A expectativa é de que esta etapa seja apenas o começo de uma série de transformações positivas que acontecerão na vida destas pessoas”, concluiu.

Curso de empilhadeira:

Curso de auxiliar administrativo: