Você com certeza já viu nos filmes e séries estrangeiros, o personagem ligar para 911 quando está em algum apuro. Bom, aqui no Brasil, esse número também funciona. Já faz 10 anos que a Anatel inseriu os números 911 e 112 e nosso país e ambos passaram a fazer parte da lista de contatos de emergência e serviços de utilidade pública.
Em 2013, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), tomou a decisão de trazer à disponibilidade dos cidadãos do Brasil e de outros países esse código de acesso telefônico de formado trígido, por conta da Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos da época, e está ativo até hoje, de forma gratuita.
O que acontece se você ligar 911 no Brasil? A Anatel esclarece
O número 190 ainda pode ser utilizado para acionar a Polícia Militar, como já ocorria anteriormente. Mas, os números 911 e 112 também funcionam para acionar o serviço policial, mas somente para chamadas feitas pelo celular, não sendo possível ligar pelo telefone fixo.
A medida foi tomada para que turistas que não possuem o conhecimento do número de emergência 190, para que possam ser atendidos caso liguem para o 911 ao qual estão acostumados.
Quanto as operadoras de telefone, a Anatel as obriga a informar a localização geográfica do usuário caso ligue para algum dos dois números, para que possam rastrear a ligação caso a pessoa esteja correndo algum risco de vida, como, por exemplo, se ela estiver sendo vítima de violência.
O atendimento é feito em português, mas caso o atendente perceba que o usuário não fala a nossa língua vernácula, ele o transferirá para alguém que consiga se comunicar, ao menos, em inglês.
Demais números de serviços públicos de emergência no Brasil