GERAL Feira de Santana-BA
Formação Continuada promove aprimoramento dos professores da Educação Municipal
Professores da Educação Municipal estão participando de Formação Continuada promovida pela Secretaria de Educação. Os encontros, que são mensais, c...
11/07/2023 16h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

Professores da Educação Municipal estão participando de Formação Continuada promovida pela Secretaria de Educação. Os encontros, que são mensais, começaram na segunda-feira (10) e seguem até a sexta-feira (14), nas Escolas Municipais Agostinho Fróes da Mota e Prof. Joselito Falcão de Amorim.

Esta é uma política pública permanente de aperfeiçoamento que aborda métodos e práticas pedagógicas, documentos oficiais e temas diversos da Educação, além de ser um encontro que fomenta o diálogo entre os profissionais das unidades escolares e a Seduc.

Para a secretária de Educação, Anaci Paim, este é um compromisso do município para qualificar ainda mais seu corpo docente - que é muito preparado."O principal objetivo é integrar um conjunto de ações para resultar no melhor desempenho do nosso aluno".

Nesta semana, o cronograma de atividades está direcionado para os docentes da Educação Infantil e dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); nos Anos Finais, os grupos também foram separados por área de atuação: linguagens, ciências humanas e ciências da natureza. Os professores participam da atualização de acordo com sua reserva de carga horária.

A temática das formações varia mensalmente. Neste mês de julho, a Educação Infantil está dialogando sobre o "Espaço e tempo na Educação Infantil", a partir de rodas de conversa com troca de experiências e reflexões sobre o fazer pedagógico em grupo.

De acordo com Iarla Souza dos Santos, professora e formadora, a discussão é importante para entender como uma rotina bem estruturada amplia as possibilidades de aprendizagem neste segmento escolar e também possibilita a mudança, para melhor, nos espaços em que os profissionais estão inseridos.

"Tanto para os professores que estão entrando agora, como é o meu caso, quanto para os que estão há mais tempo, esses momentos são fundamentais para retroalimentar a nossa prática pedagógica. Estamos ressignificando nosso conhecimento, uma forma de potencializar o planejamento, atuação e as relações dentro do ensino infantil, que é o princípio para o desenvolvimento do indivíduo", afirmou a professora Nelma Maria Carvalho, da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias (Humildes).

Formação Anos Finais

Já para os profissionais de humanas dos Anos Finais, público-alvo desta terça-feira, o percurso formativo está abordando "Atravessamentos e implicações da leitura e escrita na escola".

"Sobretudo, no pós-pandemia, foi acentuada uma crise relacionada à dificuldade de leitura e escrita entre os estudantes. Para vencer esse déficit, estamos nos reunindo, independentemente da área de atuação, para retomar o verdadeiro sentido da escola, que é tornar a vida melhor para o sujeito e para o outro", afirmou Railda Neves, chefe da Inclusão e Diversidade/Seduc.

Para alcançar este objetivo, a professora destaca que não existem fórmulas prontas, por isso o diálogo e troca de experiências são essenciais nestes encontros.

Além do compartilhamento de conhecimento, os professores participaram de dinâmicas para se aproximarem enquanto integrantes de uma só rede.
  



Formação Continuada promove aprimoramento dos professores da Educação Municipal
GERAL Feira de Santana-BA
Formação Continuada promove aprimoramento dos professores da Educação Municipal
Professores da Educação Municipal estão participando de Formação Continuada promovida pela Secretaria de Educação. Os encontros, que são mensais, c...
11/07/2023 16h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA

Professores da Educação Municipal estão participando de Formação Continuada promovida pela Secretaria de Educação. Os encontros, que são mensais, começaram na segunda-feira (10) e seguem até a sexta-feira (14), nas Escolas Municipais Agostinho Fróes da Mota e Prof. Joselito Falcão de Amorim.

Esta é uma política pública permanente de aperfeiçoamento que aborda métodos e práticas pedagógicas, documentos oficiais e temas diversos da Educação, além de ser um encontro que fomenta o diálogo entre os profissionais das unidades escolares e a Seduc.

Para a secretária de Educação, Anaci Paim, este é um compromisso do município para qualificar ainda mais seu corpo docente - que é muito preparado."O principal objetivo é integrar um conjunto de ações para resultar no melhor desempenho do nosso aluno".

Nesta semana, o cronograma de atividades está direcionado para os docentes da Educação Infantil e dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); nos Anos Finais, os grupos também foram separados por área de atuação: linguagens, ciências humanas e ciências da natureza. Os professores participam da atualização de acordo com sua reserva de carga horária.

A temática das formações varia mensalmente. Neste mês de julho, a Educação Infantil está dialogando sobre o "Espaço e tempo na Educação Infantil", a partir de rodas de conversa com troca de experiências e reflexões sobre o fazer pedagógico em grupo.

De acordo com Iarla Souza dos Santos, professora e formadora, a discussão é importante para entender como uma rotina bem estruturada amplia as possibilidades de aprendizagem neste segmento escolar e também possibilita a mudança, para melhor, nos espaços em que os profissionais estão inseridos.

"Tanto para os professores que estão entrando agora, como é o meu caso, quanto para os que estão há mais tempo, esses momentos são fundamentais para retroalimentar a nossa prática pedagógica. Estamos ressignificando nosso conhecimento, uma forma de potencializar o planejamento, atuação e as relações dentro do ensino infantil, que é o princípio para o desenvolvimento do indivíduo", afirmou a professora Nelma Maria Carvalho, da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias (Humildes).

Formação Anos Finais

Já para os profissionais de humanas dos Anos Finais, público-alvo desta terça-feira, o percurso formativo está abordando "Atravessamentos e implicações da leitura e escrita na escola".

"Sobretudo, no pós-pandemia, foi acentuada uma crise relacionada à dificuldade de leitura e escrita entre os estudantes. Para vencer esse déficit, estamos nos reunindo, independentemente da área de atuação, para retomar o verdadeiro sentido da escola, que é tornar a vida melhor para o sujeito e para o outro", afirmou Railda Neves, chefe da Inclusão e Diversidade/Seduc.

Para alcançar este objetivo, a professora destaca que não existem fórmulas prontas, por isso o diálogo e troca de experiências são essenciais nestes encontros.

Além do compartilhamento de conhecimento, os professores participaram de dinâmicas para se aproximarem enquanto integrantes de uma só rede.