O governador Rui Costa apresentou, na manhã desta terça-feira, 20, ao lado do comandante-geral da Policia Militar da Bahia, Paulo Coutinho; e do secretário de Segurança Pública, Paulo Mandarino, um conjunto de medidas para acelerar promoções de oficiais e praças da PM-BA.
"A ideia é dar um fluxo melhor para as carreiras. O que motiva a pessoa é perceber que está evoluindo na profissão que escolheu", destacou Rui.
O governador anunciou ainda que nos próximos dias vai enviar para a Assembleia Legislativa (Alba), uma nova proposta de lei de promoções e a recriação do curso de sargentos na corporação. A nova lei prevê que os soldados, no mínimo, cheguem ao final da carreira profissional como tenentes ou, até mesmo a capitão ou major.
Rui ressaltou também que o processo vai ser contínui ao longo de 2021. “Isso nunca tinha sido feito na história do estado. Em outros estados do país, a gente não vê esse fluxo criado agora aqui no estado”.
Qualificação
Além de relembrar os investimentos na PM-BA nos últimos cinco anos, o comandante-geral Paulo Coutinho anunciou a convocação de novos policiais e a criação de novas vagas de qualificação. Entre as novidades está o retorno do curso da formação de sargentos, por intermédio de um concurso interno, que deve proporcionar aos praças um caminho mais curto para a patente. Antes, a promoção de soldado para sargento, na Polícia Militar da Bahia (PMBA), demorava em média 15 anos.
No total, estão previstas mais de 3 mil progressões de carreira para este ano, entre sargentos e outras patentes.
Coutinho também anunciou a convocação de 1.000 novos soldados na segunda quinzena do mês de junho. Com os novos cursos, 4.256 vagas estão previstas para a PM baiana neste ano.
"É um grande avanço para a instituição tudo isso e externo nossa gratidão para esse projeto de estado, que tem o cuidado para com o ser humano policial militar, e com isso, a prestação de um melhor serviço para a sociedade. Tivemos atos promocionais, a nível de oficiais e praças, que foram 25.900 no total, o que representa um número extremamente significativo neste último quinquênio”, finalizou Coutinho.
Os profissionais atenderão os militares que atuam na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado. Com o suporte é possível mensurar traços comportamentais e cognitivos de ansiedade, depressão e descontrole emocional em geral. Somente nos meses de março e abril de 2021, mais de 800 militares receberam algum tipo de acompanhamento.
Avaliação psicológica
Um projeto de avaliação psicológica preventiva vai sem implementadoa para todos os candidatos aos cursos de progressão na carreira, inclusive para os que não iniciaram as aulas em 2021. O projeto contempla, pelo menos, 2300 policiais militares que vão passar por esta avaliação específica ainda este ano.
Militares que atuam na capital baiana, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado vão ser atendidos por profissionais que vão poder mensurar traços comportamentais e cognitivos de ansiedade, depressão e descontrole emocional em geral. Entre os meses de março e abril de 2021, mais de 800 militares foram acompanhados com atendimentos deste tipo.
Melhores salários
Com a promoção na carreira, policiais e bombeiros militares tendem a terem salários ampliados, que podem variar de acordo com a patente. Um exemplo na corporação é o do soldado quando promovido a cabo, por exemplo, o ganho salarial aproximado é de 6%.
No caso de uma promoção de cabo para sargento, o aumento chega a ser de 8,37%; e, de 1º sargento para subtenente, atinge 7,25%. Outro exemplo é a promção de subtenente a 1° tenente, quando o policial ou bombeiro militar tem ganho que fica, em média, de 30%. A promoção de oficiais também resulta em
Outros importantes ganhos salariais para os policiais e bombeiros militares oficiais são vistos, por exemplo, quando a promoção é de 1º tenente para capitão, cujo aumento salarial chega a 20,20%. Diferente do de capitão para major, que nesse caso o ganho é de 19,96%.
Fonte; ASCOM