Policiais militares da RONDESP/Central (Rondas Especiais), durante rondas na localidade da barragem no bairro de Cassange, na Região Metropolitana de Salvador, na quarta-feira (7/4), por volta das 22h, abordou um homem com atitude suspeita, em um carro no local conhecido como ponto de tráfico de drogas, que se apresentou como policial civil. Após os militares interrogarem o suposto policial que por várias vezes caiu em contradição, foi conduzido a 13ª Delegacia Territorial (DT), em Cajazeiras.
Na delegacia descobriu que se tratava de Diego Emanuel Carneiro dos Santos, contratado pelo REDA (Regime Especial de Direito Administrativo) e serviu apenas como motorista do ex-Delegado Chefe da Polícia Civil, Bernadino Brito Filho.
Durante averiguação foi encontrado com o falso policial, um veículo modelo Etios de cor branca, placa policial PLM 1A57, pertencente a SSP/BA, uma cédula de identidade da Polícia Civil da Bahia e um distintivo, ao verificar a documentação do carro foi comprovado que o carro realmente é uma viatura oficial da SSP.
Segundo o próprio acusado, informou aos policiais que não é a primeira vez que foi detido se passando por policial civil, em um outro momento ele já tinha sido detido, mas foi liberado depois que um Delegado pediu sua liberação, perguntado quem foi o Delegado se limitou a dizer que foi um superior hierárquico. Ainda na delegacia foi encontrado uma carteira funcional de Agente Administrativo III, com Lotação no Departamento Médico da Polícia Civil da Bahia, cadastro nº 0000046, datada em 07/05/2020.
Denúncias de que agentes administrativos do REDA vinham se passando por policiais civis não é nenhuma novidade na polícia civil baiana.
Segundo, o Presidente do SINDPOC, a muito tempo vem recebendo diversas denúncias sobre falsos policiais civis, que diga-se de passagem contratados do REDA, vinham se apropriando de vestimenta da polícia civil, como camisas, coletes e o pior portando armas da polícia, com ou nenhum preparo e ainda com a conivência de autoridade para esses casos, "não podemos admitir que fatos como esses continuem acontecendo na nossa polícia civil, isso é inaceitável".
As denúncias sobre agentes administrativos que se passam por policiais não é novidade, além de ser de conhecimento de todos na polícia, tanto que eles são chamados de "Os VIP's do 92", que são contratados pelo REDA para atuarem como motoristas.
NOMEAÇÃO
Sua nomeação se deu conforme Portaria Nº 00176271 de 13 de Março de 2020, na época o ex-Secretário de segurança era Mauricio Telles Barbosa, conforme decreto:
Página 76 da Caderno Executivo do Diário Oficial do Estado da Bahia (DOEBA) de 14 de Março de 2020.
O Secretário de Estado do (a) SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA - SSP, no uso de suas atribuições legais, resolve nomear DIEGO EMANUEL CARNEIRO DOS SANTOS, para o cargo em comissão Coordenador IV, símbolo DAI-5, do (a) DEPARTAMENTO MÉDICO DA POLÍCIA CIVIL , a partir de 12 de Março de 2020.
MAURICIO TELES BARBOSA
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
Portaria da Delegada-Geral da PC torna sem efeito Portaria que instituiu Identidade Administrativa dos Servidores da Polícia Civil da Bahia
DOE de 10.04.2021 - PORTARIA Nº 205 DE 09 DE ABRIL DE 2021. A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Drª. Heloísa Campos de Brito, no uso de uma de suas atribuições. RESOLVE: tornar sem efeito a Portaria n° 644 de 04/12/2020, publicada no DOE de 05/12/2020.(Institui a Identidade Administrativa dos servidores do quadro administrativo da Polícia Civil da Bahia, e dá outras providências.)
Governador Rui Costa demite os motoristas Vips do ex-Delegado Chefe
Os dois motoristas pessoais do ex-delegado chefe Bernadino Brito Filho foram demitidos pelo governador Rui Costa. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), na quarta-feira (14/04). Diego Emanuel Carneiro dos Santos e Claudio Henrique Ferreira de Jesus eram cargos comissionados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA).
As demissões foram motivadas após Diego Emanuel Carneiro dos Santos ter sido detido por policiais militares da Rondesp Central (Rondas Especiais), depois de uma abordagem próximo a um local de tráfico de drogas. No momento da abordagem Diego se apresentou como policial civil, conduzido para 13ª Delegacia Territorial (DT), em Cajazeiras, Diego foi ouvido e liberado.
O decreto que demitiram os motoristas Vips foi assinado pelo próprio governador Rui Costa, diante a repercussão negativa do caso, além da insatisfação dos delegados e investigadores da polícia civil da Bahia.
Com a saída de Bernadino do cargo de Delegado-Geral, a ligação entre os motoristas e o delegado se manteve, conforme a exoneração publicada no DOE, Diego não estava mais lotado no Departamento Médico da Polícia Civil e sim na Superintendência de Prevenção a Violência (SPREV/SSP), onde o ex-Delegado Chefe foi nomeado a Superintendente após aposentadoria da Polícia Civil, continuando os motoristas Vips a sua disposição e proteção.
Segundo um delegado que não quis se identificar, informou que toda a polícia civil da Bahia sabia da relação do ex-Delegado Geral com os motoristas, que eram considerados como os seus guarda-costas, por estarem sempre juntos nos eventos com a camisa da polícia civil e entre os policiais.
Fonte: rxnoticias/diversas