Quando entramos no site da Open AL, a empresa que criou o sistema de Inteligência artificial (I. A), observamos que ela mesmo reconhece que de fato vai ter um número de desempregados imensurável no mundo.
Isso vai acontecer a tal ponto que empresários digitais pediram para " segurar" os avanços da tecnologia.
No livro "Icebergs à deriva" o trabalho das plataformas digitais é a expansão sem precedentes. O sociólogo, Ricardo Antunes, afirma que a criação do empreendedorismo foi uma narrativa para tentar camuflar o desemprego.
Muitas pessoas ao ouvirem falar sobre a Inteligência Artificial ( I. A ), logo a associam o conceito a robôs e outras máquinas, substituindo os seres humanos, culpa da literatura, do cinema, que apresentaram de forma fantasiosa à sociedade. Não, a inteligência Artificial dos dias atuais, não é a mesma retratada nos filmes, mas ela já existe e possui um papel muito importante na nossa rotina, apesar de que, toda evolução tecnológica.
A Inteligência artificial, é a capacidade de um dispositivo computacional, através de um compilado de várias ciências, como a computação e a matemática, replicar habilidades cognitivas e assim, processar dados, acionar, otimizar, processos, corrigir erros, ter mais precisão e solucionar problemas, todo este contexto, vem ocasionando mudanças, tanto na tecnologia quanto na maneira como nos relacionamos com a mesma.
Podemos aqui tecer algumas desvantagens da Inteligência Artificial, sem querer é claro desmerecer a sua grande utilidade para a humanidade.
A mesma traz questionamentos éticos, sociais e morais, quanto ao seu uso.
A utilização de determinadas máquinas pode acarretar na ameaça do emprego de milhares de pessoas,
O uso contrário da I. A. gera isolamento social e consequentemente problemas físicos e mentais.
A I.A não possui habilidades cognitivas para desenvolver a criatividade, como o cérebro humano é capaz entre outras.
Em suma; a tecnologia deve ser usada para promover avanços e desenvolvimento para os Seres Humanos, para que as coisas não saiam do controle, é imprescindível que, os pesquisadores e cientistas eduquem a sociedade quanto ao uso responsável da Inteligência Artificial.
Acredito que o desenvolvimento pleno da I. Artificial, poderia significar o fim da raça Humana.
Stephen Hanking - Britânico, físico, Cosmólogo, O mais renomado cientista do século.
Por João Bosco (Boskinho Brasil) - Analista Político, Judiciário, Matemático e Articulista.
Fonte: I.B.C - Instituto Brasileiro de Coaching