Pois é, de nada adianta a Reforma Tributária, sem antes se faça a Reforma Administrativa. É preciso que se tenha primeiro o tamanho do Estado - União, Municípios e Estados entes, inclusive a PEC 32, reforma essa, que trata da matéria e que se encontra no Congresso Nacional pronta para ser aprovada e assim acontecer a tão sonhada reforma tributária.
O problema do atual governo, é que não admite por capricho, dar continuidade as privatizações das estatais iniciadas na gestão passada, sabendo da necessidade de reduzir despesas e dar prioridade aos investimentos nas principais obrigações da administração pública, a exemplos das áreas de Educação, Segurança e Saúde, enxugando as despesas do Estado.
A reforma administrativa, dará o "Raio X", quanto custa, quanto se gasta, com as despesas públicas desnecessárias, dos contratos políticos, negociar as autarquias que podem dar lucros, através de empresas privadas, mas que infelizmente sempre serviram como “moeda de troca”, nas negociações de cargos públicos.
Funcionam como um balcão de negócios de transações criminosas, oferecendo cargos públicos sem a exigência de concursos públicos, desqualificando, assim as Carreiras Típicas de Estado, com comprometimentos de fidelidade, entregando Estatais (cancelas fechadas), como está fazendo com a Reforma Tributária.
Enfim, o efeito dessa desgraça política, atinge não ao alto clero, mas sim, lá na ponta: aos municípios e ao povo - prefeitos e cidadãos -, que terminam sendo responsabilizados pelas causas provocadas num parlamento fraco, inútil e subserviente. Portanto reforma tributária sem antes rever a situação do Estado, com a reforma administrativa, é tapar buraco, em asfalto de manteiga...
Crispiniano Daltro - Administrador, Pós graduado em Gestão Pública de Municípios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), coordenador e professor do curso de Investigador Profissional ministrado pela Facceba, Investigador Policial Civil, ativista dos movimentos sociais, ex-Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia – SINDPOC e ex-Coordenador Geral da Federação dos Trabalhadores Público do Estado da Bahia - FETRAB.
Contato: crispinianodaltro@yahoo.com.br
Whatsapp: (71) 99276 - 8354