Mais de 70 médicos que atuam nas unidades de saúde da Atenção Básica, das zonas urbana e rural, participaram hoje (28) de um momento de acolhimento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Auditório do Polo de Educação Permanente. A atividade foi voltada, especialmente, para os médicos recém-contratados para a rede municipal de saúde, bem como a educação permanente daqueles que já atuavam.
Abrindo o dia de capacitações, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, afirmou que possibilitar momentos como esse é importante para treinar o profissional, a fim de melhorar o atendimento para a comunidade e a Saúde do município. “A gente já vem fazendo, não só com números, mas com ações. Humanizar o atendimento, acolher bem o paciente, ouvir, tratar bem. Isso é fundamental para que o munícipe possa ter essa percepção de melhora da saúde”, afirmou o secretário.
Um dos recém-chegados é Leandro Borges, médico clínico que atua há quase um mês na Unidade Régis Pacheco, atendendo os pacientes de referência da zona rural. Para ele, a demanda é grande, mas tem sido gratificante. “Eu estou apaixonado pela Atenção Básica. É a primeira experiência que eu tenho nesse sentido, mas venho gostando muito e está sendo um grande aprendizado a construção de uma identificação diferente com o meu paciente. A atenção com a população, a proximidade, o vínculo que a gente cria na Atenção Básica é sensacional”, disse Leandro.
A médica Lays Reis, que está atuando na Unidade de Saúde de Veredinha, afirmou que o resultado deste mês de trabalho foi muito positivo. “Eu gosto realmente de trabalhar em zona rural e em quase um mês de trabalho, tem dado tudo certo. Estava há um tempo sem médico na unidade e a gente está conseguindo colocar as coisas nos eixos. Estou gostando muito, tanto da equipe, quanto da população”, destacou ela.
Ainda segundo o secretário, desde o início do ano, diversas melhorias estão sendo feitas para fortalecer a Atenção Básica, como a ampliação da cobertura territorial de saúde no município e do número de atendimentos, além contratação de novos médicos, garantindo atendimento em 100% das unidades e, agora, mantendo a educação continuada para garantir um melhor atendimento ao paciente.
Ao longo do dia, foram abordados diversos temas acerca da Atenção Primária à Saúde (APS), que envolvem as diretrizes de saúde do Governo Municipal; indicadores do Previne Brasil e a qualidade do acesso às consultas e procedimentos médicos na APS; estratégias e tecnologias em saúde disponíveis na APS para acompanhamento efetivo de pacientes com doenças crônicas; acolhimento e encaminhamento de demandas da Saúde Mental e Diabetes; a importância da abordagem das Síndromes gripais na APS, para evitar demanda desnecessária nos serviços de urgência e emergência; Protocolo Municipal de Oxigenoterapia; e os fluxos para encaminhamento correto de demandas à Policlínica Regional.