CULTURA Bahia
CineConcerto da Osba terá sessão extra no Domingo no TCA
Para o maestro da Osba, Carlos Prazeres, a venda de todos os ingressos do primeiro dia e a adesão pública ao CineConcerto – Especial 10 Anos são um...
07/08/2023 12h11
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Gabrielle Guido

Depois de o CineConcerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) ter tido ingressos esgotados em poucas horas de vendas, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), através do Teatro Castro Alves (TCA) e de seu corpo artístico, anuncia uma segunda data do espetáculo, em sua edição especial de celebração de 10 anos de criação, dentro do projeto Domingo no TCA. Agora, além da apresentação já lotada do dia 12 de agosto (sábado) na Concha Acústica do TCA, também está marcada uma sessão para o domingo, dia 13, às 18h, no mesmo local. Os ingressos terão o valor de R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia).

Criado em 2007 para ampliar e diversificar o público frequentador do Complexo do TCA, o Domingo no TCA tem como palco original a Sala Principal do TCA, atualmente fechada para reforma. O sucesso de vendas do CineConcerto – Especial 10 Anos e os muitos pedidos do público por uma nova data foram decisivos para identificar uma oportunidade de mais uma realização do projeto na Concha, o que acontece em situações extraordinárias. Assim, estará garantido um público total de 10.000 espectadores para o concerto, tendo ainda mais incentivo ao acesso de pessoas que não costumam comparecer a eventos da Osba e da Concha Acústica.

Para o maestro da Osba, Carlos Prazeres, a venda de todos os ingressos do primeiro dia e a adesão pública ao CineConcerto – Especial 10 Anos são um reconhecimento e uma demonstração do carinho pelo trabalho da Orquestra. “O CineConcerto formou gerações, pessoas que nestes 10 anos passaram a amar a orquestra do seu estado. Muitos deles, que hoje vão a todas nossas apresentações, tiveram o CineConcerto como a primeira ligação com a Osba. É um evento que não é só um concerto de música de cinema, como tantas orquestras fazem. Temos músicos de todas as idades que embarcam na proposta e que vão fantasiados. É muito importante que o público baiano tenha sinalizado este amor por um projeto que mudou a história da orquestra”, declara Prazeres, que fará a regência. Roteiro e direção cênica são assinados por Gil Vicente Tavares.

Outra novidade é a participação como solista nas duas datas do CineConcerto – Especial 10 Anos do cantor paulista Edson Cordeiro. Dono de uma voz poderosa e versátil, Cordeiro ganhou destaque nos anos 1990 ao misturar estilos como ópera, rock e música popular brasileira. Em 2006, seu disco “Contratenor” foi nomeado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Clássica.

Compra de ingressos

Historicamente, os ingressos do Domingo no TCA são vendidos apenas no dia e local, a partir de duas horas antes do início da sessão, com entrada imediata do público – uma prática de democratização de acesso e de impedimento de atuação de cambistas. Isto será mantido: 2.000 unidades, mais que a lotação da Sala Principal, estarão disponíveis no dia 13 de agosto, na bilheteria do TCA, a partir das 16h, com pagamento na hora, apenas em dinheiro, seguido já da entrada no local. Assim sendo, a pessoa só pode adquirir o próprio ingresso, não sendo permitidas saída após a compra, reservas ou aquisição para terceiros.

Outros 2.500 ingressos serão vendidos de forma antecipada exclusivamente online pela plataforma Sympla, sem disponibilidade na bilheteria, a partir do dia 10 (quinta-feira), às 14h. Neste caso, será permitida a compra de até dois ingressos por CPF.

A Osba e o TCA também sugerem ao público do concerto que doe alimentos para o Bahia Sem Fome, programa de combate à fome do Governo da Bahia, que tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional no estado. O TCA é um dos pontos de arrecadação da campanha.

Domingo no TCA

O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo.

Fonte: Ascom/TCA