Os moradores da Fundação Leur Brito tiveram uma tarde muito animada, na terça-feira, 8. Estudantes da Escola Municipal Maria Lúcia Jaqueira, no bairro Jequiezinho, fizeram uma visita ao local. A ação faz parte do projeto “Educação Infantil: garantia do direito de ser criança”, executado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, com o objetivo de desenvolver e reforçar na criança, a cultura da cooperação e da solidariedade, associadas ao estímulo de valorização do ser humano, na sua integralidade, estimulando a convivência familiar e social.
A proposta, que parte das estratégias pedagógicas implementadas para auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças, também tem a expectativa de que os pequenos estudantes, após vivenciarem a experiência de visita às pessoas idosas residentes na Fundação, reflitam sobre a importância da família, dos laços de carinho e de afetividade, além de exercitar o cuidado e o respeito que todos precisamos ter, independente de idade, para alcançar uma vida de qualidade e com dignidade, entre outros valores.
A visita começou com orientações das professoras da Escola Municipal Maria Lúcia Jaqueira sobre alguns cuidados que os alunos precisam ter na hora de abordar as pessoas idosas. Depois, os moradores chegaram ao local para o encontro com as crianças, que logo se entrosaram, conversando e interagindo, proporcionando um momento marcante para todos os participantes. Para a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, a atividade desenvolvida pela escola auxilia no fortalecimento dos vínculos sociais do aluno e no aprendizado sobre solidariedade e valorização do ser humano.
“Parabenizo a Municipal Maria Lúcia Jaqueira pelo projeto e acredito que seja um exemplo a ser replicado por outras unidades de ensino. Temos que estreitar os laços, encurtando a distância entre a escola e a sociedade e temos buscado o aperfeiçoamento dos processos pedagógicos, sempre incluindo experiências que foram exitosas, de forma a possibilitar aos nossos estudantes esse despertar para a vida, objetivo o seu desenvolvimento cognitivo, com as competências de movimento, de raciocínio, perpassando pela construção do ser humano. Sendo assim, a escola tem papel fundamental para que os jovens aprendam o valor de todos os elementos que estão a sua volta.”, destacou a secretária de Educação, a professoraElvia Sampaio.
A Fundação Leur Britto é uma instituição sem fins lucrativos e está aberta à visitação diária, basta entrar em contato pelo telefone (73) 3525-1027 e agendar o dia e o horário da visita.