SAÚDE Bahia
Assistência oncológica será ampliada na Bahia
Para a abertura do novo serviço, está sendo investido cerca de R$ 1 milhão. A entrega do novo equipamento deve ser feita ainda no mês de agosto.
11/08/2023 19h06
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Leonardo Rattes

A assistência ao paciente com câncer será ampliada na Bahia com a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Prado Valadares (HGPV), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalada em Jequié. Para a abertura do novo serviço, está sendo investido cerca de R$ 1 milhão. A entrega do novo equipamento deve ser feita ainda no mês de agosto. A Unacon beneficiará os moradores de Jequié e região que não mais precisarão se deslocar para Salvador ou Itabuna para terem atendimento especializado.

O serviço, que contará com doze poltronas para quimioterapia, estará organizado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos para investigação e confirmação diagnóstica, tratamento cirúrgico, tratamento quimioterápico, cuidados paliativos e possíveis intercorrências clínicas.

A estrutura contará ainda com cinco consultórios médicos, dez leitos de internação clínica, dez leitos de internação cirúrgica e três leitos de UTI, além de todo aparato de apoio diagnóstico como radiologia convencional, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia urinária, anatomia patológica e patologia clínica.

A expectativa é que sejam realizadas na Unacon ao menos 650 cirurgias em oncologia e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve verificando as obras de implantação da unidade nesta quinta-feira (10), destacou que, estando instalada no HGPV, a Unacon conseguirá ofertar todos os outros serviços de alta complexidade que dão anteparo à assistência em oncologia. “Tomamos a decisão acertada de implantar a Unacon em um hospital público. Ainda ampliaremos o total de poltronas de quimioterapia em relação à outra habilitação que estava em curso. Lá, eram nove”, afirmou Roberta Santana.

Toda a conformação da Unacon e o fluxo de atendimento foram apresentados para os secretários municipais de saúde da região na reunião da Comissão Intergestores Regional, realizada nesta quinta-feira (11).

Fonte: Ascom/Sesab