A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista (SMS), por meio da Coordenação de Imunização, informa que desde o mês de julho tem recebido do Ministério da Saúde, o abastecimento parcial da vacina contra a varicela (catapora), o que tem ocasionado alguns transtornos devido ao estoque crítico nas salas de vacinas.
De acordo com um ofício circular recebido da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Divep), o Ministério da Saúde informou que está em processo de aquisição da vacina contra a varicela e, por isso, tem atendido aos pedidos das regionais e municípios de forma parcial.
Neste mês de agosto, foram recebidas apenas 400 doses do imunizante, sendo distribuídas de 10 a 20 doses por unidade de saúde. Até que o fornecimento seja restabelecido aos municípios, é necessário aguardar.
A SMS ressalta, ainda, que a contratação de laboratórios para aquisição e produção das vacinas, bem como a distribuição pelo território brasileiro é de responsabilidade do Ministério da Saúde.