A 17ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB) só começa na próxima sexta-feira (25), mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou as ações de prevenção e promoção à saúde para o público que irá curtir os três dias de evento, com o trabalho da Vigilância Sanitária (Visa), Atenção Básica e do Centro de Atenção à Vida David Capistrano Filho (CAAV).
Na última semana, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) promoveu uma capacitação de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para os comerciantes que vão trabalhar com a venda de comidas e bebidas no FIB, com objetivo de assegurar que os produtos oferecidos aos consumidores atendam às normas técnicas sanitárias e estejam livres de qualquer risco de contaminação.
A estrutura do local onde funcionarão os serviços de alimentação e saúde já passaram por uma análise da Vigilância, mas durante os três dias de evento, as equipes de inspetores também farão a fiscalização in-loco da área de alimentação, a estrutura das ambulâncias e postos de saúde, e dos profissionais de saúde. Além disso, a Vigilância reforçará a campanha de controle do tabaco, para garantir o cumprimento da legislação quanto à proibição do uso de cigarros convencionais e eletrônicos nos espaços coletivos fechados ou parcialmente abertos.
A Atenção Básica vai garantir a assistência médica em dois postos médicos na área da festa, com duas equipes, formadas por médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e coordenadores.
Já o Centro de Atenção à Vida (Caav) também atuará no FIB com a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), fazendo a distribuição gratuita de preservativos, autotestes e materiais educativos, tanto no estande da SMS, quanto com as equipes que estarão volantes no espaço da festa.