SAÚDE Bahia
Hospital Geral Clériston Andrade vira cenário de atendimento em simulação de desastre
A iniciativa não apenas fortaleceu a preparação dos profissionais do HGCA para situações críticas, mas também contribuiu para a discussão e aprendi...
28/08/2023 09h21 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

Uma grande tragédia envolvendo 40 vítimas, todas precisando de atendimento de urgência. Este foi o cenário visto na manhã deste sábado (26) na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade, unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Feira de Santana. Toda a situação envolvendo cerca de 100 profissionais do hospital foi uma simulação realística de acidente em massa com inundações, barragens e produtos perigosos.

Em uma tenda montada ao lado da emergência, os pacientes factícios eram triados e recebiam os primeiros atendimentos. O espaço foi dividido em duas tendas de descontaminação das vítimas, outra de atendimento, um posto de comando e outro de apoio e acolhimento da imprensa e familiares que estavam em busca de informações sobre os pacientes.

A atividade fez parte da programação do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), que este ano teve como tema “Desastres com inundações, barragens e produtos perigosos (QBRN – e – Químicos, Biológicos, Radioativos, Nucleares e explosivo)”.

O CIDEM simulou um acidente catastrófico causado pelo rompimento de uma barragem, provocando inundações, e também um vazamento de produtos químicos que provocou a contaminação de múltiplas vítimas. Cerca de 40 “vítimas” fictícias foram transportadas para o HGCA por meio de ambulâncias, ônibus e helicópteros, simulando diferentes cenários de socorro imediato.

Foto: Leonardo Rattes/Sesab
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

Uma equipe devidamente paramentada para evitar contaminação coordenou o fluxo de atendimento desde a triagem até a descontaminação e tratamento. A iniciativa não apenas fortaleceu a preparação dos profissionais do HGCA para situações críticas, mas também contribuiu para a discussão e aprendizado no âmbito do CIDEM.

Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve acompanhada a ação, esta é uma importante iniciativa para formação e capacitação dos profissionais. “É importante estarmos sempre preparados para situações como estas e essas simulações servem para verificar os pontos críticos. A gente espera que nunca aconteça, mas se acontecer, estaremos preparados”, afirma a Secretária.

Segundo a diretora-geral do HGCA, Cristiana França, o CIDEM é uma preparação da equipe do hospital para atendimento a múltiplas vítimas. “O evento reuniu uma ampla gama de profissionais da saúde. Nossas equipes multiprofissional e de apoio mostraram que o HGCA, está mais do que preparado para atendimento a múltiplas vitimas. Ao participarmos de uma simulação tão elaborada e realística, demonstramos o compromisso contínuo com a excelência no atendimento médico mesmo nas situações mais solicitadas”, pontuou Cristiana.

A simulação contou também com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar.

Fonte: Ascom/Sesab