A partir desta quinta-feira (31), os veículos fumacê iniciam uma 2ª etapa de aplicações do inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), em mais 12 bairros do município, incluindo loteamentos e conjuntos, para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. No momento em que o fumacê estiver transitando, os moradores devem manter portas e janelas abertas. O inseticida utilizado na pulverização é inofensivo aos seres humanos e age somente na eliminação dos insetos adultos com asas.
Nesta 2ª etapa, que vai até o dia 14 de setembro, cinco veículos fumacê farão a nebulização numa área de 1.608 hectares, no início da manhã e à noite, cumprindo cinco ciclos de trabalho em cada bairro, com intervalo de 3 dias entre os ciclos. No momento da aplicação, os veículos podem transitar pelas ruas em qualquer sentido das vias (mão e contramão), com pisca alerta ligado, em velocidade de 15km por hora.
Confira as localidades que receberão o UVB:
A operação é uma parceria do Centro de Controle de Endemias, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que solicitou o auxílio dos veículos fumacê cedidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya.
“Antes mesmo de finalizarmos a 1ª etapa, já havíamos solicitado novamente ao estado para dar continuidade à aplicação do UVB em outras áreas do município, devido à alta incidência de casos das arboviroses, porque as notificações voltaram a subir e isso tem nos deixado em alerta”, explicou a coordenadora do CCE, Gabriela Andrade.
Na 1ª etapa, que foi iniciada no dia 11 de agosto e finalizada na última sexta-feira (25), foi feita a nebulização de 850 litros de UVB (Cielo), em cinco ciclos, atingindo uma área de 1.875 hectares, com 1.304 quarteirões e 54.433 imóveis, nos seguintes locais: Centro, Urbis IV, Loteamento Bateias, Urbis II e III, Santa Cruz, Alegria, São Vicente, Alto Maron, Panorama II, Flamengo, Guarani, Iracema, Ibirapuera, Bruno Bacelar.
Cabe lembrar que o fumacê é capaz de eliminar somente os mosquitos adultos e não as larvas do mosquito da dengue. Por isso, a SMS alerta sobre a importância de manter o hábito de fazer a limpeza em casa e não deixar recipientes em que se possa acumular água, eliminando, assim, os focos do mosquito.
Para denunciar qualquer situação de risco, entre em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo número: (77) 3429-7419, que os agentes irão até o local para fazer a vistoria.