Os estudantes do Centro de Educação Infantil Fernando Cafezeiro, no bairro Curral Novo, participaram nesta quarta-feira, 30, de um projeto que sobre Educação Nutricional, que está inserida em uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, configurando-se como estratégia pedagógica de enfrentamento das problemáticas referentes à má nutrição. A iniciativa apresentou aos pequenos participantes dicas sobre alimentação saudável e abordou sobre a importância dos bons hábitos alimentares, que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida do aluno.
Além de incentivar o consumo de produtos alimentícios saudáveis, a ação possibilitou que os alunos trabalhassem questões relativas à autonomia e tivessem conhecimento sobre aqueles produtos que possuem em sua composição quantidades elevadas de açúcar, sódio, conservantes, aromatizantes e corantes, fornecendo uma elevada ingestão calórica, aumentando assim o risco para o desenvolvimento de algumas doenças como a obesidade, a diabetes, a hipertensão, entre outras. Orientados pelos professores, as turmas participaram do preparo dos alimentos, feito de forma lúdica e, ao mesmo tempo, técnica, mantendo-se todo o cuidado e a garantia da segurança das crianças.
Os alunos tiveram atividades sobre a manipulação das frutas, higiene das mãos, a escolha correta dos itens que compõem a alimentação, com ênfase na inserção das verduras, que devem estar sempre no cardápio. Para a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, a atividade de Educação Nutricional mostrou o quanto os estudantes devem estar atentos aos cuidados com a alimentação escolar.
“As escolas são um território privilegiado para a Educação Alimentar e Nutricional. Elas representam um espaço de aprendizagem, convivência e desenvolvimento intelectual importante, portanto, trata-se de um ambiente promissor para o ensino da alimentação saudável. Essa iniciativa do Centro de Educação Infantil Fernando Cafezeiro está em consonância com a temática da II Unidade, que é ‘O Direito da Criança e do Adolescente – ECA’ e mostra que a gestão municipal se preocupa com a garantia desse direito, propondo que o aluno aprenda um pouco mais, de forma descomplicada a ponto de fazer parte da rotina desse público.”, destacou a secretária de Educação, Elvia Sampaio.