Neste mês, as equipes das unidades de saúde das zonas urbana e rural, e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-AB), estiveram empenhadas na campanha do Agosto Dourado, promovendo ações em seus territórios para o fortalecimento e incentivo à amamentação exclusiva com leite materno durante os seis primeiros meses de vida da criança, além do envolvimento do pai nesse processo com a Semana de Valorização da Paternidade.
Além do trabalho que é desenvolvido rotineiramente com esse público, as equipes fizeram os dias D de mobilização voltado para o público de gestantes, puérperas, mães lactantes, pais e parcerias, com palestras educativas, práticas corporais, orientações e distribuição de brindes.
A diretora de Atenção Básica do município, Ana Maria Ferraz, fez um balanço positivo da campanha, que foi satisfatória com a disseminação da ideia, do fortalecimento e intensificação da campanha do Agosto Dourado. “Todas as unidades do município atenderam a essa convocação para reforçar as ações de incentivo à amamentação, à valorização da paternidade, e incluíram essas atividades nas suas rotinas, além das atividades extramuros para atingir todo o público-alvo dessa campanha”, complementou Ana.
Neste ano, a campanha teve como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, para informar à mulher trabalhadora sobre os direitos que lhe são assegurados, por lei, durante a fase da amamentação, mostrando as possibilidades de conciliar o aleitamento materno e o trabalho. A campanha buscou também conscientização e apoio dos empregadores para que mães trabalhadoras possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).