SAÚDE Vitória da Conquista
Agosto Dourado: unidades de saúde promoveram ações voltadas ao incentivo do aleitamento materno
USF Miro CairoNeste mês, as equipes das unidades de saúde das zonas urbana e rural, e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-A...
31/08/2023 20h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
USF Miro Cairo

Neste mês, as equipes das unidades de saúde das zonas urbana e rural, e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família Atenção Básica (Nasf-AB), estiveram empenhadas na campanha do Agosto Dourado, promovendo ações em seus territórios para o fortalecimento e incentivo à amamentação exclusiva com leite materno durante os seis primeiros meses de vida da criança, além do envolvimento do pai nesse processo com a Semana de Valorização da Paternidade.

Além do trabalho que é desenvolvido rotineiramente com esse público, as equipes fizeram os dias D de mobilização voltado para o público de gestantes, puérperas, mães lactantes, pais e parcerias, com palestras educativas, práticas corporais, orientações e distribuição de brindes.

A diretora de Atenção Básica do município, Ana Maria Ferraz, fez um balanço positivo da campanha, que foi satisfatória com a disseminação da ideia, do fortalecimento e intensificação da campanha do Agosto Dourado. “Todas as unidades do município atenderam a essa convocação para reforçar as ações de incentivo à amamentação, à valorização da paternidade, e incluíram essas atividades nas suas rotinas, além das atividades extramuros para atingir todo o público-alvo dessa campanha”, complementou Ana.

USF Aparecida
Lagoa de Melquíades
UBS Dr. Hugo de Castro
USF Lagoa das Flores II
USF Pedrinhas

UBS João Melo Filho
USF Pradoso
UBS CAE II Rural
Unidade Ypê
USF Miro Cairo

Neste ano, a campanha teve como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, para informar à mulher trabalhadora sobre os direitos que lhe são assegurados, por lei, durante a fase da amamentação, mostrando as possibilidades de conciliar o aleitamento materno e o trabalho. A campanha buscou também conscientização e apoio dos empregadores para que mães trabalhadoras possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).