GERAL Feira de Santana-BA
Secretaria de Educação realiza primeira etapa da avaliação dos gestores escolares
Diretores, vice-diretores e professores que têm interesse em continuar ou assumir um cargo de gestão escolar da Rede Municipal devem participar da ...
08/09/2023 15h50
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA

Diretores, vice-diretores e professores que têm interesse em continuar ou assumir um cargo de gestão escolar da Rede Municipal devem participar da avaliação de mérito e desempenho de docentes para a função. Nesta primeira etapa, que é obrigatória, os gestores vão participar de uma formação com 30h de carga horária e avaliação sobre as temáticas discutidas.

O objetivo é qualificar ainda mais a Educação Municipal e cumprir os requisitos da Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC Diretor Escolar).

A secretária de Educação, Anaci Paim, explica que a adequação também é necessária por se tratar de uma das condicionalidades para a distribuição da complementação do Valor Aluno por Resultado (VAAR).

“Todo processo de avaliação vai se constituir na primeira etapa para o processo seletivo de gestores da rede, que deve acontecer após aprovação do projeto na Câmara de Vereadores. Por isso, é importante que todos se inscrevam para que estejam aptos para assumir o cargo de dirigente escolar”, explica Anaci.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (11) e seguem até a quinta-feira (14), exclusivamente por formulário virtual.

Após este passo, será realizada uma análise das inscrições referente aos pré-requisitos para o cargo: pertencer ao quadro permanente da Educação Pública Municipal de Feira de Santana; graduação em licenciatura plena; e desempenhar atividades de magistério na rede há pelo menos três anos. O candidato também não deve estar em readaptação funcional.

Os inscritos que forem aprovados nesta fase vão participar de uma formação híbrida (atividades presenciais e não presenciais), coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, de 21 de setembro a 5 de outubro. A carga horária é de 30h. Durante o curso, serão abordados conteúdos da área pedagógica, administrativa, financeira e de inclusão.

O conhecimento e competências dos profissionais serão avaliados em uma prova, em local a ser definido pela Seduc, no dia 7 de outubro. Serão aprovados os docentes que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% das questões.

Mais informações estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, edição de 6 de setembro.



Secretaria de Educação realiza primeira etapa da avaliação dos gestores escolares
GERAL Feira de Santana-BA
Secretaria de Educação realiza primeira etapa da avaliação dos gestores escolares
Diretores, vice-diretores e professores que têm interesse em continuar ou assumir um cargo de gestão escolar da Rede Municipal devem participar da ...
08/09/2023 15h50
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA

Diretores, vice-diretores e professores que têm interesse em continuar ou assumir um cargo de gestão escolar da Rede Municipal devem participar da avaliação de mérito e desempenho de docentes para a função. Nesta primeira etapa, que é obrigatória, os gestores vão participar de uma formação com 30h de carga horária e avaliação sobre as temáticas discutidas.

O objetivo é qualificar ainda mais a Educação Municipal e cumprir os requisitos da Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC Diretor Escolar).

A secretária de Educação, Anaci Paim, explica que a adequação também é necessária por se tratar de uma das condicionalidades para a distribuição da complementação do Valor Aluno por Resultado (VAAR).

“Todo processo de avaliação vai se constituir na primeira etapa para o processo seletivo de gestores da rede, que deve acontecer após aprovação do projeto na Câmara de Vereadores. Por isso, é importante que todos se inscrevam para que estejam aptos para assumir o cargo de dirigente escolar”, explica Anaci.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (11) e seguem até a quinta-feira (14), exclusivamente por formulário virtual.

Após este passo, será realizada uma análise das inscrições referente aos pré-requisitos para o cargo: pertencer ao quadro permanente da Educação Pública Municipal de Feira de Santana; graduação em licenciatura plena; e desempenhar atividades de magistério na rede há pelo menos três anos. O candidato também não deve estar em readaptação funcional.

Os inscritos que forem aprovados nesta fase vão participar de uma formação híbrida (atividades presenciais e não presenciais), coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, de 21 de setembro a 5 de outubro. A carga horária é de 30h. Durante o curso, serão abordados conteúdos da área pedagógica, administrativa, financeira e de inclusão.

O conhecimento e competências dos profissionais serão avaliados em uma prova, em local a ser definido pela Seduc, no dia 7 de outubro. Serão aprovados os docentes que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% das questões.

Mais informações estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, edição de 6 de setembro.