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CMPC e CMDI superam metas de atendimento e diminuem tempo de resposta

Os equipamentos de saúde administrados pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC...

12/09/2023 às 10h05
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA

Os equipamentos de saúde administrados pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC) e o Centro Municipal Diagnóstico por Imagem Eugênio Laurine (CMDI), têm desempenhado um papel fundamental no município ao superar metas de atendimento e reduzir o tempo de resposta. 

Ao longo de uma década de serviço à comunidade, o CMPC ultrapassou a notável marca de 800 mil atendimentos, incluindo consultas e exames, com destaque para um total de 481.635 exames de Ultrassonografia. No mesmo período, o CMDI registrou mais de 360.000 atendimentos. Os atendimentos são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2023, o CMPC não apenas alcançou, mas também superou as metas de tempo-resposta no atendimento aos pacientes do município e de outras regiões por meio da regulação, reduzindo significativamente o tempo de espera para assistência médica. De janeiro a agosto deste ano, foram realizados 35.900 atendimentos, incluindo exames e consultas. 

A gama de serviços oferecidos inclui biópsias, coleta de material, colonoscopias, eletrocardiogramas, exames citopatológicos cérvico-vaginais, eletrocauterizações, inserção e retirada de DIU, punções da mama, retrossigmoidoscopias, ultrassonografias e consultas com 15 especialidades médicas. 

A consulta ginecológica obstétrica foi a mais procurada, com 31.818 consultas realizadas, seguida pelos exames citopatológicos cérvico-vaginais, que totalizaram 60.408 exames, e as ultrassonografias que ultrapassaram a marca dos 100 mil procedimentos.

A comerciária Raimunda Maria de Santana expressou sua satisfação com a agilidade do atendimento. "Pude realizar o preventivo, já saí com o resultado e consegui marcar uma consulta com o ginecologista sem perder um dia de trabalho".

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, atribui a satisfação dos pacientes aos investimentos em equipamentos de alta tecnologia, à capacitação dos profissionais e à rapidez no atendimento. "Realizamos ações importantes ao longo do ano, como mutirões aos sábados nos dois equipamentos públicos, que visam reduzir a fila de espera e diminuir o tempo de resposta. Essa abordagem não apenas favorece o diagnóstico médico, mas também evita situações que poderiam resultar em intervenções tardias ou desnecessárias", observa.



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