Neste mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda não recebeu, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nenhuma dose da vacina contra a varicela, motivo pelo qual as unidades de saúde estão sem estoque do imunizante.
Por meio de ofício, a Sesab informou que o Ministério da Saúde está em processo de aquisição do imunizante e, por isso, a distribuição aos estados e municípios foi reduzida.
Desde o mês de julho, o município enfrenta dificuldades na reposição dessa vacina que protege contra a catapora, e os pedidos têm sido atendidos de forma parcial. Para atender a população a contento, seriam necessárias, no mínimo, 1500 doses por mês. “No mês de agosto recebemos apenas 400 doses que foram distribuídas para todas as unidades de saúde, mas este mês não recebemos nenhuma e o estoque está zerado”, afirmou a coordenadora de imunização do município, Mariana Fernandes, acrescentando que as crianças que ainda não se vacinaram ou estão com o esquema em aberto devem aguardar a chegada da vacina.
Vale ressaltar que a contratação de laboratórios para aquisição e produção de todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), bem como a distribuição pelo território brasileiro, é de responsabilidade do Ministério da Saúde.