Para garantir que a meta de vacinação contra a raiva seja alcançada no município, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de saúde, prorrogou a campanha de vacinação de cães e gatos até o 30 de setembro. A meta pretendida é a imunização de 21 mil animais e, até agora, já foram vacinados 9.513 caninos e 2.208 felinos, perfazendo o total de 11.721 pets.
Após a realização dos dois dias D, sendo o primeiro no dia 26 de agosto e o segundo no dia 2 de setembro, o Departamento de Vigilância Epidemiológica estendeu o atendimento durante o mês de setembro. Na campanha estão sendo vacinados os animais saudáveis, a partir de três meses de idade, que ainda não receberam a dose contra a raiva este ano. A oferta da vacina acontece de segunda a sexta-feira, no Centro de Endemias, localizado na Avenida Circular, 179, Loteamento Vila Aeroporto, e no Castramóvel, estacionado na Travessa Manoel Pereira, bairro Cansanção, ao lado da associação de moradores da localidade, além dos postos volantes de vacinação, conforme a programação disponibilizada nas redes sociais e no cronograma em anexo, no final desta matéria, contemplando a sede e a Zona Rural do município.
Para a vacinação, os tutores devem levar os cães com guia, coleira e, caso o animal seja bravo, focinheira. Já os gatos podem ser conduzidos em caixas de transporte para evitar fugas. De acordo com o secretário de Saúde, Marlon Pereira, a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para manter os animais imunizados contra a doença e a população protegida.
“Pedimos a colaboração da população e mesmo aqueles tutores que não possuem a caderneta de vacinação do seu animalzinho de estimação, não tem problema. Basta se dirigir até ao ponto de vacinação que estiver ofertando a imunização e lá o vacinador disponibiliza uma caderneta nova. Por se tratar de uma doença letal, tanto para os animais, como humanos, causada por um vírus que compromete o Sistema Nervoso Central, a vacinação é a principal medida de prevenção. Por isso é importante que a população leve seus animais de estimação até as Unidades de Saúde.”, destacou o secretário de Saúde,Marlon Pereira.