Para comemorar os 31 anos do Centro de Cultura Amélio Amorim e os 190 anos da cidade de Feira de Santana, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) promove uma programação especial, na próxima segunda-feira (18), a partir das 14h, ocupando os diversos espaços do Centro de Cultura. A celebração conjunta contará com apresentações artísticas diversas e gratuitas, dentre elas exposição, feira de artesanato, teatro, grupo de capoeira, samba de roda e show.
O Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAM) completa mais de três décadas de existência, sendo ao longo de todo esse tempo reconhecido como um dos principais espaços culturais de Feira de Santana e do Território de Identidade Portal do Sertão, oferecendo à população diversas atividades culturais e recepcionando propostas de ocupação para a sala de espetáculo, anfiteatro, foyer, área externa e salas de ensaio. O CCAAM foi inaugurado em 1992, durante o processo de implantação dos primeiros espaços culturais do estado, e presta homenagem ao arquiteto Amélio Amorim, falecido em 1982, que projetou o Complexo Turístico Carro de Boi, que funcionava no mesmo local que hoje abriga o centro de cultura. Já a arquitetura do CCAAM tem a assinatura do arquiteto Silvio Robato.
Para celebrar os 31 anos do Centro de Cultura Amélio Amorim e os 190 anos de emancipação política de Feira de Santana, conhecida popularmente como Princesa do Sertão, uma programação especial foi montada aliando diversas linguagens artísticas. As comemorações acontecem às 14h, com a abertura da Feirinha de Artesanato, na área externa. Na sequência, na sala de espetáculos, às 14h30, ocorre a peça teatral “Quitéria”, que tem o enredo voltado para estudantes de escolas públicas. Já às 15h10, é a vez da abertura da exposição de Aquarela: “Traduzindo Sonhos”, seguida pela apresentação de grupos de capoeira e samba de roda. O ato solene com autoridades acontece às 16h10, no anfiteatro. Encerrando a programação, o público vai conferir o show do grupo “Lado A de Feira, Lado B à Fora”.
Sobre o Centro de Cultura Amélio Amorim
Administrado pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) setor da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), o Centro de Cultura Amélio Amorim conta com uma Sala de Espetáculos com capacidade para 312 pessoas, um Anfiteatro, três Salas de Ensaio, e um Foyer/Galeria.
Amélio foi um dos arquitetos mais importantes de Feira de Santana. Filho do casal João Amorim e Maria Otília Teixeira de Amorim, Amélio nasceu em 21 de abril de 1929, na cidade de Coração de Maria. Desde a infância, revelou-se um desenhista talentoso. Das mãos hábeis e visionárias do jovem arquiteto, nasceu projetos inusitados, revolucionários, como a casa suspensa, localizada na Avenida Getúlio Vargas, construída em plano elevado, sobre pilares que a mantém distante do solo.
Fonte: Ascom/Secult