Reunir, no mesmo espaço e horário, mais de 200 atletas crianças, jovens e adultos com e sem deficiência das modalidades de jiu-jitsu, judô, muaythai, taekwondo, karatê e boxe para participação de um grande treino coletivo. É com esta programação que a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, marca o Setembro Verde, dedicado à inclusão das pessoas com deficiência, conforme lei estadual 14.560/2023, sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues em março de 2023.
Com entrada e participação gratuitas, a atividade acontece a partir das 8h do dia 22 de setembro (sexta-feira), no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia Waldemar Santana, no Largo de Roma (Cidade Baixa, em Salvador).
“O dia 22 foi o escolhido porque, nesta data, também é celebrado o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, criado por meio da lei federal 12.622/2012. Assim, celebramos os dois momentos. E, como atuamos na área do esporte, é natural que utilizemos essa poderosa ferramenta de inclusão, que é a atividade esportiva, para chamar a atenção da sociedade sobre o tema”, afirma Adelmare Júnior, responsável pelas ações do Núcleo do Paradesporto da Sudesb.
Para realizar a programação, a Sudesb conta com apoio das federações baianas de judô (Febaju), taekwondo (FEBT), jiu-jitsu e MMA (FBJJMMA), muaythai (FMTT), boxe (BoxeBahia) e karatê (FBK).
Ação em estádios
Como parte da estratégia de chamar a atenção da sociedade para o Setembro Verde, a Sudesb promoveu, também, uma ação em estádios de futebol nos dois últimos jogos das equipes do Vitória e do Bahia, realizados, respectivamente, no domingo (17), no Barradão, quando a equipe rubro-negra enfrentou a equipe Açai/SC, em jogo válido pela Série B do Brasileiro)e, na segunda-feira (18), na Arena Fonte Nova, quando o tricolor baiano recebeu o time do Santos/SB, jogo também válido pelo Brasileiro, sendo série A.
Nas duas oportunidades, houve distribuição de panfleto informando sobre o Setembro Verde e destacando a importância da inclusão das pessoas com deficiência em todos os segmentos. Já no campo, durante intervalo dos jogos, os gandulas que atuaram nas partidas desfilaram com faixas que falavam do Setembro Verde e da Lei Estadual 14.560/2023. Para realizar essa ação em campo, a Sudesb teve a parceria da federação Bahiana de Futebol.
Fonte: Ascom/Sudesb