Exmo. Sr. Governador @jeronimorodriguesba, @acmnetooficial, @informebaiano, @bnews_oficial, @dudabocao, @grupo.metropole, @tvebahia, @tvbahiaoficial, @tvaratu, @mariokertesz e @paginadepolicia.
Hoje em pleno Século XXI exige uma inevitável Modernização da Segurança Pública, principalmente, no tocante a priorização de investimentos nos Seres Humanos, especialmente nos Trabalhadores Policiais das bases das Polícias, a partir da REENGENHARIA nos Cargos e Carreiras Policiais (PM e PC), e NÃO SOMENTE investir em INSUMOS (aquisições de novas Viaturas; Coletes Balísticos, Armamentos; Munições; Uniformes novos; compras de Computadores e Impressoras; Equipamentos Tecnológicos; Reformas e Construções de Unidades Políciais; Mobiliários; novos Concursos), que apesar de serem imprescindíveis, mas salientamos que tudo isso é apenas o básico necessário para manter as Polícias em funcionamento, ou seja, essas Ações Governamentais de apenas aquisições de INSUMOS, na verdade estão somente exercendo o cumprimento das atribuições básicas do Estado.
Ora, tanto na PM, que é a responsável pelo Policiamento Ostensivo, Preventivo e Administrativo, quanto na PC, esta, que é a responsável pela Polícia Investigativa e Repressiva, que também exerce as FUNÇÕES de Polícia Judiciária, o que realmente FALTA é uma profunda MODERNIZAÇÃO ESTRUTURAL, aplicando a REENGENHARIA nas respectivas CARREIRAS POLICIAIS (PM e PC), para tanto faz necessário ROMPER os PARADIGMAS, aliado a vontade política, coragem e audácia dos Governantes.
Infelizmente, os Gestores Governamentais, os Políticos, a População e a própria Imprensa DESCONHECEM as REALIDADES INTRAINSTITUCIONAIS das Polícias (PM e PC), pois quiçá imaginam os VERDADEIROS PROBLEMAS, que acontecem no ambiente interno das Polícias (PM e PC), e se sabem OMITEM, ou IGNORAM, daí EVITAM "MEXER NA FERIDA" da Segurança Pública.
O que realmente FALTA nas POLÍCIAS (PM e PC) são INVESTIMENTOS no "Ser Humano", os Trabalhadores Policiais NÃO SÃO ROBÔS, e sim, Pessoas / Gentes dotadas de sentimentos emocionais; capacidades sensoriais; fatores motivacionais; corpo físico, motor e psicológico.
Diante disso, os Profissionais da Segurança Pública, necessitam sobretudo de uma CARREIRA Profissional ATRAENTE, PROMISSORA, e principalmente, MOTIVANTE, só assim poderão criar possibilidades reais dos PRAÇAS da Polícia Militar, bem como, os INVESTIGADORES e ESCRIVÃES da PC obterem por Meritocracia, através de Programas Intrainstitucionais de Qualificação, Capacitação e Avaliação, a ascensão na Carreira Profissional, aliado a Experiência Profissional, inclusive podendo alcançar o ápice das cúpulas das Polícias, e principalmente com possibilidades de atingirem uma REMUNERAÇÃO DIGNA, e NÃO ESQUECENDO de um Plano de Saúde de excelência, atingindo positivamente os Nobres Policiais Veteranos, já vivendo a Aposentadoria.
Tudo o exposto acima, só serão possíveis, a partir do PENSAMENTO POLÍTICO EMPREENDEDOR e PROGRESSISTA, buscando INOVAR as Políticas Públicas voltadas ao Setor da Segurança Pública para promover profundas MUDANÇAS ESTRUTURAIS NAS CARREIRAS das POLICIAS (PM e PC), assim, o Estado da Bahia poderá transformar as Carreiras Policiais em Profissões SATISFATÓRIAS, PROMISSORAS, ATRAENTES, e sobretudo, MOTIVADORA.
Dessa forma, o Estado da Bahia estará atraindo as PESSOAS VOCACIONADAS nos Concursos das Carreiras Policiais, que logo posteriormente estarão nomeando Pessoas ESTIMULADAS e SATISFEITAS, mantendo a MOTIVAÇÃO para o Exercício Pleno das Atividades Policiais Militares no Policiamento Ostensivo, Preventivo, Administrativo, e também de Inteligência de Polícia Militar, e Policiais Civis na Investigação Criminal e de Inteligência de Polícia Judiciária.
Acontece, que até hoje, nenhum dos Governadores da Bahia e Deputados Estaduais tiveram a VONTADE Política, a AUDÁCIA e a CORAGEM para ROMPER os PARADIGMAS, daí então MUDAR o MODELO ESTRUTURAL das Polícias (PM e PC) da Bahia, que hoje, após quase duzentos anos de criação, até o presente sem mudanças substanciais nos Cargos, CARREIRAS e REMUNERAÇÕES das Polícias da Bahia, que infelizmente, se tornaram ARCAICAS e ANACRÔNICAS, traduzida na INEFICIÊNCIA INSTITUCIONAL dessas Polícias.
Destarte, sugerimos que os Profissionais da COMUNICAÇÃO SOCIAL, justamente com os Gestores Governamentais; os Políticos busquem conhecimentos Técnicos e Científicos sobre essa situação histórica, pesquisem e conversem com os Policiais das Bases das Polícias, na PM com os Praças, e na PC com os Investigadores e Escrivães para constatarem quais as VERDADEIRAS NECESSIDADES desses PROFISSIONAIS.
Por: UNIPOL - BAHIA (Associação do Movimento Unificado na Luta pelo Salário de Nível Superior da Polícia Civil da Bahia).