Mais de 150 moradores do bairro do Sarandi receberam na tarde desta quinta-feira (21), documentos de títulos de legitimação fundiária, ou o mais conhecido, “título de posse”, de suas residências. A ação foi promovida pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SEPLANDUR), em parceria com o Cartório de Registro de Imóveis do município.
A regularização, que vai atingir todas as áreas públicas da cidade (sede e distritos), tem o objetivo de legitimar o imóvel do proprietário, além de promover a Política Habitacional no Município, já que instauração de processo de regularização fundiária é condição fundamental para integrar assentamentos irregulares ao contexto legal da cidade.
Dona Maria do Carmo, que há mais de 30 anos esperava pela regularização do imóvel, foi só alegria. “Moro nesse bairro há muitos anos e agora tenho minha casa registrada, com meu nome, tudo bonitinho. Obrigado meu Deus”. Sentimento bem semelhante de dona Dezulita Simões. “Agradeço ao Pai, Filho e Espírito Santo pelo documento da minha casa. Agora a casa é minha”.
De acordo com o secretário da SEPLANDUR, Ivan Palma, o objetivo é que o benefício chegue ao máximo de pessoas possíveis até o final da gestão. “Toda equipe já está preparada para fazer a visitação nos imóveis e também instruir os moradores para regularização dos seus bens”, explicou.
O prefeito Pitágoras disse que já está ansioso para fazer a entrega dos títulos para outras pessoas. “O documento é a garantia que o proprietário tem sobre seu imóvel e que a partir dessa regularização ele pode vender, fazer contrato de aluguel e muitos mais. Vamos atingir todo o município e beneficiar muita gente ainda”, garantiu.
O evento realizado na frente do estádio Davi Caldeiras, contou ainda com a presença do representante do Cartório Iure Lemos, secretários, vereadores e comunidade geral.