Com três centros de tratamento de queimados e referência para o cuidado de pacientes vítimas de acidentes que provocam queimaduras, a Bahia sedia, até essa sexta-feira (29), a XIII edição do Congresso Brasileiro de Queimaduras, evento que reúne mais de 900 participantes de toda a América Latina, além de 110 palestrantes. No local, o público tem a oportunidade de conhecer o trabalho de excelência realizado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia localizada em Salvador que tem se destacado no tratamento de queimados através de tecnologias empregadas na recuperação de pacientes.
“O HGE possui os equipamentos mais modernos para qualificar a assistência a esses pacientes, e é isso que estamos apresentando durante a III edição do Congresso Brasileiro de Queimaduras. Nossa estrutura conta com cerca de 200 profissionais atuando para oferecer tratamento especializado à população, aliando tecnologia e humanização no cuidado”, explica o diretor-geral da unidade, Márcio Quintiliano.
Funcionando 24 horas por dia, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE dispõe de 32 leitos distribuídos nas alas pediátrica e adulto. São leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e de enfermaria prontos para dar a assistência necessária ao paciente que sofre algum tipo de queimadura. Somente no ano de 2022, o HGE recebeu 1.756 pessoas com queimaduras.
Aliado aos tratamentos mais tradicionais, o CTQ do HGE também utiliza matrizes dérmicas que são “peles” artificiais formadas por colágeno bovino ou porcino no tratamento de queimaduras profundas, principalmente em face e mãos. Além dos materiais feitos a partir de tecido animal, a pele humana também pode ser utilizada no tratamento. Elas são encaminhadas para o HGE pelos bancos de pele da Santa Casa do Rio Grande do Sul e da Universidade de São Paulo.
Cirurgião plástico e membro do Centro de Tratamento de Queimados do HGE, Victor Felzemburgh explica que a troca de experiência realizada durante o Congresso propicia a qualificação da assistência. “Esse congresso tem a grande responsabilidade de juntar várias gerações para discutir o cuidado com o paciente queimado. Aqui, conseguimos discutir medidas não só de tratamento, mas, também, de prevenção”, pontua.
Assistência em todo o Estado
Além do Centro de Queimados instalado na capital, a Bahia conta com outros dois centros preparados para atender vítimas mais graves de queimaduras no interior. Em Santo Antônio de Jesus, o atendimento é realizado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Em 2022, foram 215 entradas por conta de queimaduras no local que conta com equipe multidisciplinar oferecendo todo o suporte ao paciente. Em Barreiras, o Hospital do Oeste está preparado para atender as ocorrências na região, também com uma equipe especializada.
Fonte: Ascom/Sesab