Potencializar empreendedores e pequenos negócios voltados para a área de inovação com foco na vocação artística-cultural. Esse é o principal objetivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) ao entregar, em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Espaço Colaborar do novo Museu de Arte Contemporânea (MAC). A solenidade, que aconteceu neste domingo (1), contou com as presenças do secretário da pasta, André Joazeiro, do governador Jerônimo Rodrigues e demais autoridades.
Até o momento, a Secti disponibilizou um total de 17 locais de uso público. Essas instalações, que funcionam como um ambiente de coworking, foram projetadas para atender principalmente às necessidades dos empreendedores, oferecendo uma ampla gama de recursos para diversas finalidades, como reuniões, desenvolvimento de projetos e realização de videoconferências, dentre outras atividades. O Espaço Colaborar oferece equipamentos como computadores, mobiliário de escritório, mesas, cadeiras, televisão e videogame. A próxima cidade a receber o ambiente é Feira de Santana.
Para o superintendente de Inovação da Secti, Agnaldo Freire, o Colaborar vai integrar o ecossistema de inovação, o empreendedorismo cultural e também os estudantes de escola pública. “Esse espaço será para criação de conteúdo, interação entre empreendedores, mobilização e sensibilização do público jovem, especialmente com escolas. Esperamos promover ações junto à rede estadual, tanto docentes quanto aos alunos, visando essa vocação artística-cultural. Olhando bastante para arte digital, produção de podcasts, produção de conteúdo e tendo em vista sempre o empreendedorismo cultural e a economia criativa”.