ECONOMIA J. SANTOS
J. SANTOS COMÉRCIO & CONSTRUÇÃO CIVIL: O que é Indústria da construção?
Indústria da construção é composta pela execução de obras diversas, envolvendo a construção de prédios, casas, plantas industriais e infraestrutura urbana e rural.
06/10/2023 17h27
Por: Carlos Nascimento Fonte: portaldaindustria.com.br/

É uma atividade econômica muito antiga, mas ao longo do tempo ela foi se desenvolvendo e se transformando, acompanhando o desenvolvimento da sociedade, as mudanças no modo de vida e a chegada de novas tecnologias.

No Brasil, a indústria da construção movimenta a economia e gera empregos para mais de 2,1 milhões de pessoas, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o que a torna vital para a economia brasileira.

Perfil Setorial da Indústria da Construção, estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI):

Atividades da indústria da construção

Estão no âmbito da indústria da construção:  construção de prédios e casa residenciais; todas as etapas das obras de infraestrutura urbana; obras de edificações industriais e sua manutenção; atividades e serviços de demolição; reparos, pintura e limpeza; manutenção de edifícios em geral, manutenção de obras de urbanização e paisagismo.

Segmentos da indústria da construção

A indústria da construção pode ser dividida em: construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados para construção

Construção de edifícios: envolve a construção de todos os tipos de edifícios: residência, comércio, indústria, agropecuária e públicos. Também compreende reformas, manutenções, aumento e mudanças em imóveis, montagem de estruturas de casas, abrigos e edifícios pré-fabricadas para fins diversos, sejam eles permanente ou temporários.

Mais informações sobre a construção de edifícios:

Obras de infraestrutura: abrange as de infraestrutura como estradas, vias urbanas, metrôs, túneis, pontes, ferrovias, portos, pistas de aeroportos, empreendimentos que visam o fornecimento de água, sistemas de esgoto, de irrigação, instalações industriais, linhas de eletricidade e dutos. Além disso, engloba reformas, manutenções, ampliações e mudanças em infraestrutura.

Mais informações sobre o setor de obras de instrutura:

infraestrutura

Serviços especializados para construção: concentra a realização de partes de edifícios ou obras de infraestrutura. A preparação do terreno para construção, instalação de equipamentos e obras de acabamento são alguns exemplos.

Mais informações sobre os serviços especializados para construção: 

Segmentos da indústria da construção civil

A construção civil também pode ser dividida em três segmentos: construção residencial, construção comercial e construção industrial.

Construção residencial: são todas as obras em prédios e casas residenciais. Envolve a construção, reformas, reparos e manutenção. No Brasil, o déficit habitacional ainda é muito elevado, portanto, a demanda por novas moradias é alta e constante. É importante destacar que com as mudanças constantes nas rotinas e comportamentos dos consumidores, as características das obras residenciais estão mudando. 

Construção comercial: são obras em lojas e prédios comerciais. Esse segmento também segue em alta no país graças ao número de micro e pequenos empreendedores em constante crescimento, o que reflete em novos escritórios comerciais. A crise provocada pela pandemia de COVID-19 fez com que muitas empresas e empregados se adaptassem ao trabalho remoto reduzindo um pouco a projeção de expansão do setor, mas ele continua sendo um dos mais promissores.

Construção industrial: são grandes empreendimentos que, geralmente, trazem necessidades específicas e precisam de alta tecnologia para garantir obras seguras, rápidas e econômicas. Apesar de o número de obras industriais ser menor, elas representam os maiores e mais volumosos investimentos e têm impactos positivos de várias formas na economia do país. As edificações industriais, em razão do tamanho e complexidade, também são classificadas como obras pesadas.

Trabalhadores da construção civil:

Tecnologia
O processo de edificação de um novo empreendimento é complexo e, para otimizar tempo e recursos, exige gestão em cada etapa. Por isso, é cada mais valioso contar com processos ágeis, estratégicos e eficientes. Inovação e tecnologia é o garantem que indústria da construção potencialize sua produtividade e reduza custos, automatizando processos manuais.
A tecnologia pode e deve abranger todas as etapas da construção, do canteiro de obras ao escritório. Os avanços tecnológicos no setor estão modificando a forma de trabalhar. As mudanças vão da utilização de materiais sustentáveis a softwares que podem mapear a estrutura de uma obra oferecendo previsibilidade, agilidade, redução de custos e maior precisão na execução.

Indústria da construção na atualidade
Segundo o IBGE, o PIB da indústria da construção cresceu 9,7% em 2021, ajudando a impulsionar a economia nacional. Apesar do crescimento, o setor, assim como os demais negócios do país, ainda sente o impacto da pandemia de COVID-19.

O impacto da melhora reflete também no mercado de trabalho. Segundo dados do Novo Caged, estudo do Ministério do Trabalho divulgado em 2021, o setor gerou 244.942 empregos com carteira assinada, o que representa um crescimento de 11,60% frente ao estoque de empregos do setor em 31 de dezembro de 2020 na RAIS 2020.

Sustentabilidade ambiental e a indústria da construção

A gestão adequada dos resíduos e as diretrizes de sustentabilidade estão sendo incorporados nos canteiros de obras.

Essa prática reduz custos, pois diminui de forma significativa o desperdício e incorpora a reutilização de certos materiais e insumos. A sensibilização dos consumidores que a cada dia valorizam mais os cuidados ambientais e adotam o chamado ‘consumo consciente’, priorizando a aquisição produtos e contratação de empresas que primam pela responsabilidade ambiental, impulsionam os negócios a assumirem padrões de sustentabilidade.