A tarde desta quarta-feira (11) foi dedicada para debater e abordar políticas públicas culturais, durante a Pré-Conferência Municipal de Cultura. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Dalila Baptista e reuniu representantes do poder público e fazedores de cultura do município.
Esta etapa visa introduzir os temas da ll Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá no dia 19 de outubro e antecede a Vl conferência estadual, dando oportunidade para a comunidade discutir e deliberar propostas em âmbito municipal, estadual e federal de políticas públicas e culturais.
Na oportunidade foram apresentados para os presentes os seguintes eixos temáticos prioritários que serão debatidos na próxima quinta-feira (19):
Territorialização, institucionalização, marcos legais e sistema de cultura; democratização do acesso à cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade Cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; direito as linguagens, meios artísticos e digitais.
“É importante a participação de vocês nesta pré-conferência, e nesses eventos que a voz de vocês é escutada pelos nossos governantes, para a cultura acontecer precisa que os artistas e fazedores de cultura estejam presentes nessas atividades, debatendo e discutindo políticas públicas culturais para que o nosso povo colha bons frutos no futuro”, afirmou o secretário da SECTUR, Joseval da Silva.
A conferência será o momento para que a sociedade civil e o governo discutam propostas para uma maior efetividade na formulação, execução e controle das políticas municipais da cultura.