A UNIPOL BA se coloca na crítica e contra o posicionamento do Sindicato no protagonismo e na defesa de uma proposta que convoca APOSENTADOS e APOSENTADAS para realizarem atividades administrativas na Polícia Cívil da Bahia. Isso é um absurdo!
Assistimos, lemos e ouvimos no dia 15 de agosto de 2023, a declaração do presidente do Sindpoc, e seus dirigentes, afirmarem que propuseram ao Governo do Estado da Bahia que convidassem inativos(as) para realizarem atividades administrativas na PCBA. Tal qual o Estado propôs aos Policiais Militares.
É compreensível, num governo que não valoriza servidores(as) públicos(as), que não respeita servidores(as) públicos(as) surgir propostas indecentes e vergonhosas como essa.
Trabalhadores(as) que estão aposentados(as) serem convocados (sob regimes mitigados de direitos trabalhistas) para voltarem a trabalhar? Pois, o Estado Liberal é contra melhorias e valorizações do seu quadro funcional. Principalmente os que compõem as bases das instituições.
Preferem massacrar e sugar o que resta (de forma perversa) de dignidade e força dos servidores(as) (que tentam, já no seu fim de vida, cuidar da saúde debilitada e descansar para um final em paz), do que realizarem concursos públicos e equalizar a deficiência de mão de obra.
Preferem manter salários e benefícios de fome, colocando aposentados(as), pensionistas, servidores(as) ativos(as) em condições péssimas de vida e com dificuldades para seguirem em frente. Sendo assim, não seria surpresa ver surgir do Estado uma proposta indecente como essa.
Mas conceber a ideia de que essa infâmia de proposta surja, com protagonismo, de uma entidade de classe sindical... é o cúmulo do absurdo. É vergonhoso e doloroso!
Já sabemos que o SINDPOC se tornou SINDGOV...mas não esperávamos algo do gênero.
Queremos luta, valorização, atividade que demonstre a sociedade e ao governo nossas dificuldades e desvalorização. Mas, com a qualidade dos dirigentes dessa entidade estamos perdidos e traídos.
Sindpoc solicita reintegração de policiais civis aposentados em serviços administrativos da Polícia Civil
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc) realizou uma reunião sobre a iniciativa de reintegrar policiais civis aposentados para serviços administrativos na Polícia Civil. O Presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, e o diretor dos Aposentados e Pensionistas do sindicato, Carlos Meira, apresentaram durante o encontro algumas ações que foram tomadas até o momento.
Durante a reunião com a Delegada-Geral Geral, Heloísa Brito, foram discutidas as possibilidades de reintegrar os policiais civis aposentados à instituição para que desempenhem tarefas administrativas essenciais. A Delegada- Geral demonstrou grande interesse no projeto e elogiou a proposta que já foi formalmente protocolada na SAEB (Secretaria de Administração do Estado da Bahia).
O diretor Meira ressaltou a importância dessa iniciativa como uma oportunidade de proporcionar uma renda extra aos colegas aposentados, além de contribuir para as atividades administrativas da Polícia Civil. O sindicalista citou exemplos de outros estados e da Polícia Militar em que iniciativas semelhantes já estão em vigor.
"Aguardamos ansiosamente pelo resultado desse processo e estamos confiantes de que será um passo positivo para fortalecer ainda mais o compromisso da Polícia Civil com a comunidade. Juntos, continuaremos a defender a sociedade baiana, cumprindo nosso dever com dedicação e profissionalismo", finalizou o diretor Carlos Meira.
"O Sindpoc permanecerá atento ao desenvolvimento dessa iniciativa e aguarda ansiosamente a avaliação da PGE (Procuradoria Geral do Estado). Acredita-se que, em breve, haverá um direcionamento claro quanto à reintegração dos policiais civis aposentados para serviços administrativos", pontuou o presidente do Sindpoc, Lopes.