CIDADES Petrolina - PE
Compesa é multada mais uma vez pela Prefeitura de Petrolina
Armup cobra reforma de laje superior de reservatório de água da CompanhiaA Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Reguladora do Município de ...
26/10/2023 16h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Petrolina - PE

Armup cobra reforma de laje superior de reservatório de água da Companhia

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), emitiu mais um Auto de Infração com multa contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nessa quarta-feira (25). Desta vez, o valor foi de R$ 121.197,35. A multa foi aplicada com base na Lei Municipal nº 1.241/2003, em razão da demora da Companhia em resolver o problema da recuperação da laje superior do reservatório elevado da Estação de Tratamento de Água (ETA-Centro), localizada na Avenida Tancredo Neves, bairro Vila Mocó, e que é utilizada para o armazenamento da água que é distribuída para diversas localidades na área central da cidade.

No caso da caixa d’água, a parte superior se encontra há alguns anos com a sua laje superior danificada. Isso deixa a água exposta e pode facilitar a entrada de contaminantes externos, como poeira, detritos, microrganismos e poluentes, bem como, o acesso de insetos vetores, que possam gerar risco de transmissão de doenças. Segundo padrões e Norma ABNT NBR 12211:2011, o Projeto de construção e operação de reservatório de distribuição de água para abastecimento público, estabelece requisitos que inclui a necessidade vedação para proteger e o que garantir e a qualidade do líquido, antes da sua distribuição a população.

Segundo o diretor-presidente da Armup, Rubem Franca, o órgão já havia alertado a Compesa sobre a necessidade urgente dos serviços. “Procuramos a Companhia assim que soubemos que parte do reservatório estava sem a laje superior e necessitava de reparo urgente. Na primeira vez recebemos um cronograma com data de conclusão que não foi cumprido. Em resposta a última notificação, a Compesa mais uma vez solicitou um novo prazo que chega a trezentos dias, o que demonstra uma questão de ineficiência em querer resolver o problema, que é de saúde pública. O prefeito Simão Durando tem sempre apoiado o trabalhor realizado pela Armup e como órgão regulador e fiscalizador dos serviços, estamos cumprindo nosso papel em favor da população”, destaca Rubem Franca.

Após recebimento do Auto de Infração, a Compesa tem um prazo de cinco dias, para que possa emitir resposta e defesa para solução do problema.