BRASIL E MUNDO DOCUMENTÁRIO
DOCUMENTÁRIO: Meses atrás, uma multidão invadiu a praça dos Três Poderes e destruiu símbolos da República.
7 fatores que explicam os ataques de 8 de janeiro em Brasília.
30/10/2023 09h37 Atualizada há 1 ano
Por: Carlos Nascimento Fonte: bbc.com/

Apenas uma semana após a posse do novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, apoiadores de seu antecessor, Jair Bolsonaro, invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília: Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Inconformados com a derrota nas urnas e guiados por notícias falsas e teorias da conspiração, muitos dos invasores bolsonaristas acreditavam que as Forças Armadas derrubariam o governo recém-empossado.

As imagens de destruição viraram manchete em todo o mundo.
Nos dias seguintes ao 8 de janeiro, o país se debruçou sobre imagens de redes sociais e câmeras de segurança de Brasília para digerir diferentes ângulos do episódio insólito: a convocação pelas redes sociais, o acampamento em frente ao QG do Exército, as falhas de segurança que permitiram a invasão, o papel das Forças Armadas, a destruição de obras de arte e do patrimônio público.

Separadamente, cada um deles é uma janela para o que aconteceu naquele dia. Juntos, ajudam a entender como o 8 de janeiro se encaixa na história recente do país e dialoga com questões ainda não equacionadas do processo de redemocratização.

Por meio de entrevistas com testemunhas, especialistas em redes sociais, em relações internacionais e antropologia, a BBC News Brasil traz alguns dos fatores que ajudam a explicar os ataques.

Neste documentário especial, nossa repórter Camilla Veras Mota e nosso videojornalista Giovanni Bello foram a Brasília para conversar com testemunhas do que aconteceu naquele dia e, com a ajuda de especialistas, reúnem as peças que tornaram os ataques de 8 de janeiro possíveis.

O material também faz parte de um documentário já publicado, que está disponível no canal da BBC News Brasil no Youtube. Assista e confira.

Documentário BBC | 8 de Janeiro: o dia que abalou o Brasil