Os secretários municipais se reuniram na sala de reunião do Paço Municipal, nesta terça-feira, 07/11, visando encontrar soluções e os próximos passos para o início da reforma da Central de Abastecimento. O grupo de trabalho “Nova Feira” foi instituído pelo prefeito Pitágoras Ibiapina para tratar de todas as atividades que influenciarão trabalhadores, comerciantes e clientes da Central.
Participaram da reunião os secretários de Emprego e Renda, Filipe Magno, secretário de Governo e Gestão, Washington Campos, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Ivan Palma, secretario de Trânsito e Transporte, Antonio Carlos, o secretário de Obras, Rosevaldo Adorno e subsecretário da SETRER, Jorge Carvalho, e representantes da SEINFO e central de abastecimento.
Durante o encontro, os presentes discutiram e apresentaram propostas para diminuir os transtornos para os feirantes durante as obras. Para o início da obra, serão necessárias demolições de estruturas antigas no entorno externo da central, onde será instalada o canteiro de obras. Uma das soluções será o encaminhamento para o Auxílio Emergencial extraordinário, no valor de R$ 1.500 reais e cesta básica. O auxílio foi proposto pelo prefeito Pitagoras e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.
“É necessário deixar claro que nem todos feirantes irão receber o benefício, a reforma da central será por etapa, portanto, o auxílio também será concedido por etapa, apenas para os permissionários que ficarem impossibilitados de trabalhar parcial ou totalmente durante esse período, e que não sejam contemplados na estrutura provisória que será montada. O trabalho desse grupo é auxiliar os comerciantes para que sejam informados com antecedência sobre o deslocamento e todas as ações”, explicou Filipe Magno.
Segundo o secretário é preciso deixar claro para os ambulantes e feirantes que não haverá cadastramento automático para o auxílio. “Apenas os ambulantes que forem notificadas pela Secretaria de Planejamento para sair do local onde vai iniciar a obra é que receberão o encaminhamento para o se cadastrar no auxílio”.
A Prefeitura de Candeias divulgará nos próximos dias o cronograma completo das etapas da reforma da central, através das redes sociais.