A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promove uma nova temporada do projeto Cine em Cena, que leva a exibição de filmes para o cineteatro da Pracinhas da Cultura, localizada no bairro Tancredo Neves (Phoc III). Serão quatro edições, sempre às sextas-feiras, com sessões às 9h e às 14h.
Nesta sexta-feira (10/11) será exibida a produção “Tarsilinha”, no dia 17 de novembro, estará em cartaz “Besouro”, no dia 24 do mesmo mês é a vez do filme “Missão Cegonha”, e dia 1º de dezembro, será exibido “Tainá – Uma Aventura na Amazônia”.
A iniciativa, realizada através do subprograma Camaçari Tem Cena, acontece a partir da doação, pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE), de DVDs de longas-metragens brasileiros, de diferentes gêneros e classificações indicativas, de maneira a contemplar os mais diversos públicos.
A ideia é ampliar o acesso da população às produções cinematográficas, promover maior visibilidade ao audiovisual brasileiro, além de fomentar o hábito do consumo da sétima arte. São inúmeras as vantagens do cinema para o espectador, entre fortalecer o gosto pela arte e despertar a criticidade.
A entrada do público nas sessões atende as classificações indicativas de cada filme, salvo se a criança estiver acompanhada de um responsável legal, devidamente identificado, que poderá autorizar a participação da mesma. A Pracinhas da Cultura fica localizada na Avenida Luiz Gonzaga, s/nº, Praça da Democracia, bairro Tancredo Neves (Phoc III).
PROGRAMAÇÃO
10 de novembro | 9h e 14h
Filme: Tarsilinha
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: animação brasileira criada em 2022 por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. É uma homenagem à artista Tarsila do Amaral, inspirando-se no conjunto de obras da pintora através de uma jornada de aventuras de uma garota de 8 anos chamada Tarsilinha. A personagem embarca em uma jornada fantástica para recuperar a memória da mãe. Para conseguir isso, precisa encontrar objetos muito importantes e especiais: as lembranças que foram roubadas. Durante essa caminhada, Tarsilinha verá diversas coisas incríveis e construirá amizades, mas também terá que encarar medos, superando obstáculos e voltar para casa em segurança com todas as lembranças recuperadas.
17 de novembro | 9h e 14h
Filme: Besouro
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: o filme se passa na Bahia, na década de 1920, quando, no interior do estado, os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.
24 de novembro | 9h e 14h
Filme: Missão Cegonha
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: após ter os pais mortos quando ainda estava no ovo, o pequeno pardal Rick é encontrado por uma cegonha, que o cria como se fosse filho. Rick cresce seguindo os costumes de postura e alimentação típicos de uma cegonha, mesmo que a aparência deixe bem claro que não se trata da mesma espécie. Quando o bando decide migrar para a África, Rick é deixado para trás por não ter estrutura física para uma viagem longa. Entretanto, ele não se dá por vencido e inicia uma jornada por conta própria.
1º de dezembro | 9h e 14h
Filme: Tainá – Uma Aventura na Amazônia
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com o velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de 10 anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.