Com o objetivo de estimular as funções e habilidades cognitivas do público com idade acima de 60 anos, acontece na Academia da Saúde, localizada no bairro Ponto Certo, a Oficina da Memória. O projeto implementado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), órgão vinculado à Secretaria da Saúde (Sesau), é realizado todas as segundas-feiras, a partir das 14h e está em fase experimental.
A professora de Educação Física e especialista em musculação cognitiva, Mônica Ribeiro, comentou que os trabalhos com o grupo de idosos incluem atividades escritas, de linguagem e motoras, além de roda de conversas e jogos. “Com o avanço da idade, a tendência é que as pessoas percam algumas habilidades, o que interfere no desempenho de suas atividades cotidianas. Com práticas voltadas para a memorização e atenção, bem como funções executiva, espacial e temporal, treinamos a memória, o que contribui com a saúde cognitiva dessa parcela da população”, explicou.
Implementada há cerca de dois meses, a Oficina da Memória já faz parte da rotina de Creuza Siríaco Dantas, 77 anos, moradora do Ponto Certo. Frequentando a Academia da Saúde, desde que foi fundada, a idosa comentou que aproveita todas as atividades desenvolvidas no espaço. Sobre a Oficina da Memória, a mãe de sete filhos, avó de 17 netos e bisavó de seis bisnetos, destacou que, “para quem venceu um câncer e chegou a pesar 30 quilos, está aqui é um presente de Deus”, disse com um sorriso largo.
José Antônio Deiró, 80 anos, que estava acompanhado da esposa Raquel Deiró, com quem está casado há 56 anos, também é assíduo nas atividades da Academia da Saúde. Participando da Oficina da Memória desde que foi implantada, José avalia que, “isso aqui é lindo e maravilhoso e eu recomendo para todos os meus amigos”. Comentando sobre como seria, se não fosse as atividades do projeto, o idoso respondeu que, “a gente estaria em casa, talvez assistindo televisão, mas aqui é bem melhor porque, pelo menos, a mente está trabalhando”.
Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, além da Oficina da Memória voltada para o público com faixa etária acima de 60 anos, a Academia da Saúde do Ponto Certo também oferece atendimento para pessoas com idade a partir de 18 anos nas áreas de fisioterapia, para tratar de dores crônicas; psicologia, com atividades terapêuticas; e nutrição com educação alimentar focada em hábitos de vida saudável. Práticas Integrativas e Complementares (PIC), incluindo auriculoterapia, acupuntura, ventosaterapia, entre outras, também são oferecidas para a população usuária das diversas unidades de saúde do município.