Para ampliar conhecimentos sobre como agir em situações de risco, além de desenvolver e exercitar habilidades para montar, desmontar, manejar e utilizar o armamentos disponibilizados pela força policial, a Polícia Militar da Bahia, através do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), realiza pela primeira vez o Curso de Atirador Policial Designado (CAPD). A aula inaugural foi realizada na manhã desta segunda-feira (13), no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe).
O primeiro encontro contou com duas palestras ministradas pelo capitão Henrique Borri e o major Marcelo Neves, que falaram sobre o cuidado com a redução de danos durante o enfrentamento à criminalidade.
O subsecretário da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Marcel de Oliveira, ressaltou a importância da realização do curso no preparo do efetivo para um serviço de excelência aos baianos. Ele também destacou a importância do investimento em equipamentos seguros e atuais para o desenvolvimento das atividades contra o crime organizado.
Também estiveram presentes o subcomandante da PM, coronel Nilton Cézar Machado, os comandantes do Comando de Policiamento em Missões Especiais (CPME), coronel Manuel Paulo Muniz, do Bope, major Fábio Boaventura, entre outras autoridades.
Capacitação
O curso será desenvolvido de forma presencial, com 150 horas/aula distribuídas em duas semanas, com a realização de aulas teóricas e práticas. Nesse período serão trabalhadas noções de balística interna, externa e terminal, georreferenciamento, atividades de inteligência, estabilidade do armamento e tiro, atendimento pré-hospitalar de combate, entre outros, na sede do Bope.
Os 40 alunos que serão divididos em duas turmas pertencem aos Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque) e Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo),Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Cacaueira e Sudoeste, Semiárido, Litoral Norte, Pólo Industrial, Nordeste, Central, Chapada e do Grupamento Aéreo (Graer), unidades pertencentes ao CPME.
Texto e fotos: Poliana Lima - SSP BA