A garra e a determinação do soldado Clóvis Chagas Silva Sobrinho, lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste, tornaram o militar um dos nove concluintes da 9ª edição do Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (Copac), promovido pelo Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga) da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE).
Capacitação aconteceu no município de Poço Redondo, em Sergipe, e teve a duração de 11 dias.
Segundo o major Luís Paulo Ribeiro Neri, comandante da Cipe Nordeste, o curso, essencial para a rotina do policial que atua nessa área, iniciou com 45 inscritos, mas, pelo nível de dificuldade, somente nove foram aprovados.
“A Bahia tem uma área muito extensa de caatinga e é interessante para o policial que atua nesse bioma passar pela especialização, pois além de aprender a lidar com o ambiente, ele também se torna um multiplicador do conhecimento”, disse.
Durante as atividades, o soldado Chagas, que integra, há cinco anos, a corporação, foi submetido a instruções táticas e técnicas voltadas para as atividades especializadas para o ecossistema. Entre elas, estão a de sobrevivência na área de caatinga, captação de água e alimentos, abate de animais para consumo, patrulhamento rural, tiro policial, conhecimento da fauna e floral local, patrulhamento diurno e noturno, dentre outras.
Ainda conforme o oficial, o soldado é, atualmente, o 8º policial militar baiano a possuir a capacitação. Além dele, seis policiais da PMSE, um do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e um da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) concluíram o treinamento nesta edição.
Fonte: Ascom / Bruna Carvalho SSP BA