A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira, 14, o “I Workshop Raízes”, em alusão ao Mês da Consciência Negra. Destinado aos professores, coordenadores pedagógicos e supervisores de núcleo das escolas multiano, o encontro de aperfeiçoamento contou com as presenças da diretora do departamento de Projetos da Secretaria de Educação, Poliane Bulhões; além dos professores e coordenadores pedagógicos participantes.
O evento, realizado no auditório da Secretaria, foi marcado por palestra da professora Letícia Azevedo, abordando o tema “Refletindo sobre preconceito na Escola: Ressignificar olhares e fazer pedagógico”; oficina de turbante, com Maria da Conceição Santos, coordenadora do projeto social ‘Agulha do Poder’; oficina de dança, com Thainá Galdino; além de dinâmicas de grupo, coordenadas pela psicóloga, Juciara Pereira; contação de história e exposição de arte e artesanato referentes à Cultura Afro, destacando a importância das relações étnico-raciais na construção do processo educacional.
Para a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, o workshop faz parte das iniciativas colocadas em execução pela Secretaria de Educação, em prol das estratégias pedagógicas de reforço à inclusão e a igualdade de direitos.
“Avaliamos a iniciativa como essencial para a promoção das políticas públicas de inclusão, associadas às ações de conscientização sobre a Cultura Afro-Brasileira e sua importância para a história do nosso país. Como temos uma escola diversa, com crianças e adolescentes que necessitam compreender melhor e respeitar essa diversidade, propusemos o workshop ‘Raízes’, que trouxe esses elementos todos para os professores, coordenadores pedagógicos e supervisores de núcleo das escolas multiano. Este mês, com o advento do dia 20 de novembro, quando comemoramos o Dia da Consciência Negra, temos que enfatizar e ressaltar as reflexões sobre o tema, com vistas à promoção de uma sociedade justa e igualitária, onde todos as pessoas devem ser respeitadas, independente de cor de pele, raça, religião ou orientação sexual.”, destacou a secretária de educação, a professora Elvia Sampaio.