Mais de 450 mil carcaças de pneus velhos foram retiradas das ruas de Feira de Santana entre janeiro e outubro deste ano. O recolhimento dos objetos inservíveis e o tratamento dos que ainda são utilizados é feito pela parceria entre as secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesp) e Saúde (SMS).
Conforme a coordenadora do Centro Municipal de Endemias, Síntia Sacramento, a intervenção também integra as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti- transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Os locais considerados possíveis criadouros, como as borracharias, são denominados pontos estratégicos e nossa equipe faz o tratamento dos pneus com o intervalo de 15 dias. Nosso maior objetivo é prevenir o aparecimento do mosquito porque, consequentemente, isso acarreta aumento do número de pessoas infectadas”, relatou.
O diretor do departamento de limpeza pública, João Marcelo Gomes, explica que os materiais são recolhidos em borracharias cadastradas pela Prefeitura de Feira e em locais utilizados para descarte irregular, como terrenos baldios.
“Após a coleta, essas carcaças ganham um novo destino. É feito o desmanche e o objeto é reaproveitado, sendo transformando em matéria-prima para asfalto e construções. O trabalho de recolhimento segue um cronograma elaborado pela Sesp, mas a população também pode solicitar através do número 156”, pontuou.