A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu uma aula aberta, que reuniu equipe técnica da Diretoria Pedagógica e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, nesta sexta-feira (17/11). Intitulado “Teoria e prática de narrativas e experiências de professores”, o encontro teve o formato de uma roda de diálogo, conduzida pelo professor colombiano Gabriel Jaime Murillo, mestre pela Universidade Nacional da Colômbia e doutor pela Universidade de Antioquia.
A titular da Seduc, Neurilene Martins, explicou que essa iniciativa dialoga com um movimento em curso na rede, que é um movimento de aprimoramento das práticas pedagógicas através da troca de experiências. “Reconhecemos a relevância das conexões, fios, tramas e experiências que estão sendo discutidas aqui, tanto a partir desse repertório tão vasto do professor Gabriel, quanto a partir das nossas próprias experiências pedagógicas. Através dessa dinâmica, vamos rebordando nossas entregas institucionais”, afirmou.
O professor, mestre e doutor Gabriel Jaime Murillo destacou o fato de que os processos de ensino-aprendizagem são vias de mão dupla, onde professores também aprendem e estudantes também ensinam. “Não sou o que nasci. Sou resultado de interações com o outro. Todos nós o somos, enquanto pessoas e enquanto educadores. Aqui, estamos construindo sabedoria prática, por meio da investigação educativa dos relatos das experiências dos nossos colegas”, destacou.
Professora de Língua Portuguesa e Matemática da Escola Municipal Professor José Alan Ribeiro Paz, Ana Caroline Mata avaliou o encontro formativo como extremamente positivo. “Essa troca é indispensável para compreendermos todo o processo de educação e o palestrante nos conduziu por essa compreensão de forma a nos fazer refletir sobre nosso próprio exercício de ensinar, nos levando a olhar com atenção para três diferentes dimensões das nossas interações enquanto professores: a vida familiar, a vida profissional e a vida privada. Todas geram impacto na nossa formação”, avaliou.