O Teatro Alberto Martins (TAM) recebe nesta quinta (23/11), das 13h30 às 16h30, e sexta-feira (24), das 8h30 às 11h30, a exibição de oito filmes produzidos por estudantes de escolas públicas de Camaçari que participaram das oficinas do Programa Imagens em Movimento (PIM). O evento tem entrada gratuita e os filmes serão seguidos de debates com os jovens realizadores.
Participaram do projeto alunos dos colégios estaduais Gonçalo Muniz e José de Freitas Mascarenhas, da Escola Municipal Virgínia Reis Tude, e do Centro Educacional Marquês de Abrantes. Os adolescentes abordaram nos curtas temas do cotidiano, problemas psicológicos e sociais. através de roteiros de ficção.
Nos últimos 12 anos, o PIM vem atuando em diversas instituições de ensino, oferecendo oficinas gratuitas no período do contraturno – quando os estudantes estariam fora da escola. A participação é voluntária. As atividades são articuladas com uma rede de organizações de 15 países que também trabalham com o ensino de cinema em unidades de ensino.
No mês de junho, duas alunas do programa participaram do encontro internacional À Nous Le Cinéma!, em Frankfurt, Alemanha, que reuniu estudantes, educadores e cineastas de 15 países, e até mesmo o renomado diretor alemão Wim Wenders. Uma das estudantes era de Camaçari: Talita Santos, representando o filme Alice, que aborda o transtorno alimentar de uma menina.
Este é o segundo ano do Imagens em Movimento, em Camaçari. Para os idealizadores, a expansão das atividades no município traz a possibilidade de criar uma rede de intercâmbio cultural a nível nacional, para além das trocas internacionais propostas desde a origem do projeto. Os filmes realizados pelos alunos espelham as matrizes culturais de cada região, além dos contextos socioculturais e das experiências sensíveis vividas pelos jovens de cada lugar.
Programa internacional
O PIM é fruto de uma parceria pioneira na América Latina com a rede Cinema, Cem Anos de Juventude, fundada em 1995, que conta com a orientação geral do cineasta, crítico e professor de cinema francês Alain Bergala. A cada ano, este grupo compartilha um tema e diversas propostas pedagógicas para trabalhar o ensino de cinema em escolas de cada local. A rede conta também com encontros presenciais anuais entre os participantes.
O programa já beneficiou cerca de três mil alunos e 200 educadores no Brasil, ao longo dos 12 anos de história. Mais de 200 filmes já foram realizados nas oficinas, oferecidas para grupos de 15 a 20 estudantes no contraturno escolar. Imagens em Movimento é uma iniciativa da ONG Rede de Ações e Interações Artísticas (Raiar). Em Camaçari, a produção local é feita pelo Coletivo Fora da Caixa e o patrocínio é da empresa Elekeiroz.