Estudantes da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes estão participando da Feira Ciência Jovem, um encontro que reúne anualmente centenas de projetos científicos de todo o Brasil e de outros países. Organizada pelo Espaço Ciência do Governo Estadual, a edição atual está sendo realizada na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), no bairro da Encruzilhada, das 9h às 18h, iniciando nesta quarta-feira (22) e continuando até sexta-feira (24). O evento é gratuito e aberto ao público.
A feira pernambucana compreende seis categorias distintas: Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Fundamental 1); Divulgação Científica (Fundamental 2); Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio/Técnico); Desenvolvimento Tecnológico (Ensino Médio/Técnico com geração de um produto); Francis Dupuis (projetos Internacionais) e Educação Científica (relatos pedagógicos de educadores). Em cada categoria, serão premiados os três melhores projetos (1º, 2º e 3º lugar), abrangendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Alunos de Outros Países e Professores da Educação Básica. Haverá também um prêmio especial para o projeto mais votado na categoria “voto popular”.
Jaboatão dos Guararapes está representado na feira por quatro unidades educacionais, apresentando cinco projetos aprovados. Na categoria Iniciação à Pesquisa, a Escola Municipal Nícea Anacleto Cahú, localizada no bairro de Comportas, participa com o projeto “Boi da cara colorida: do Amazonas a Jaboatão, o bumbá é cultura viva”. A Escola Municipal José Rodovalho, em Candeias, apresenta o projeto “A Roboa Ada e o alerta sobre os problemas ambientais na Lagoa Olho D’água”. Na categoria Divulgação Científica, os projetos selecionados são “Card Game Científico: explorando as maravilhas da ciência através do jogo”, da Escola Municipal Poeta Manuel Bandeira, em Socorro, e os projetos “Tratamento de lixiviado via poa produzido por compostagem manual seguido de absorção com algodão e cascalho” e “Emprego dos diversos tipos de filtração como meio de melhoria das características físico-químicas da água via compostagem”, ambos da Escola Municipal João Bosco de Sena, no bairro de Santo Aleixo.