EDUCAÇÃO Jaboatão - PE
Alunos da rede municipal do Jaboatão participam da Feira Ciência Jovem
Estudantes da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes estão participando da Feira Ciência Jovem, um encontro que reúne anualmente centenas de pro...
22/11/2023 13h03
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE

Estudantes da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes estão participando da Feira Ciência Jovem, um encontro que reúne anualmente centenas de projetos científicos de todo o Brasil e de outros países. Organizada pelo Espaço Ciência do Governo Estadual, a edição atual está sendo realizada na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), no bairro da Encruzilhada, das 9h às 18h, iniciando nesta quarta-feira (22) e continuando até sexta-feira (24). O evento é gratuito e aberto ao público.

A feira pernambucana compreende seis categorias distintas: Iniciação à Pesquisa (Educação Infantil e Fundamental 1); Divulgação Científica (Fundamental 2); Incentivo à Pesquisa (Ensino Médio/Técnico); Desenvolvimento Tecnológico (Ensino Médio/Técnico com geração de um produto); Francis Dupuis (projetos Internacionais) e Educação Científica (relatos pedagógicos de educadores). Em cada categoria, serão premiados os três melhores projetos (1º, 2º e 3º lugar), abrangendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Alunos de Outros Países e Professores da Educação Básica. Haverá também um prêmio especial para o projeto mais votado na categoria “voto popular”.

Jaboatão dos Guararapes está representado na feira por quatro unidades educacionais, apresentando cinco projetos aprovados. Na categoria Iniciação à Pesquisa, a Escola Municipal Nícea Anacleto Cahú, localizada no bairro de Comportas, participa com o projeto “Boi da cara colorida: do Amazonas a Jaboatão, o bumbá é cultura viva”. A Escola Municipal José Rodovalho, em Candeias, apresenta o projeto “A Roboa Ada e o alerta sobre os problemas ambientais na Lagoa Olho D’água”. Na categoria Divulgação Científica, os projetos selecionados são “Card Game Científico: explorando as maravilhas da ciência através do jogo”, da Escola Municipal Poeta Manuel Bandeira, em Socorro, e os projetos “Tratamento de lixiviado via poa produzido por compostagem manual seguido de absorção com algodão e cascalho” e “Emprego dos diversos tipos de filtração como meio de melhoria das características físico-químicas da água via compostagem”, ambos da Escola Municipal João Bosco de Sena, no bairro de Santo Aleixo.