O intuito de formar lideranças juvenis, através de ações contínuas de estímulo ao protagonismo dos estudantes, tem motivado uma série de ações disruptivas na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. Nesta perspectiva, a Secretaria da Educação (Seduc) dá continuidade a esse movimento formativo, realizando, nesta terça e quarta-feira (21 e 22/11), no auditório do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, encontros com líderes de turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede, atividades que resultarão na instituição de grêmios estudantis em todas as escolas, que atendem os Anos Finais do Fundamental.
A gestora da Seduc, Neurilene Martins, destaca que esse ciclo de reuniões com lideranças estudantis integra a nova etapa de um processo de valorização da voz dos estudantes, algo que já faz parte do cotidiano pedagógico da rede. “Essa é uma ação que começou em abril, quando foi instituída nas escolas a escolha de líderes de turma. Desde então, já promovemos fóruns, aulões e gincanas, ações de promoção da cultura, de paz e da educação antirracista, dentre outras iniciativas que colocam nossos adolescentes no centro da construção de uma oferta educacional cada vez mais qualificada”, explicou, acrescentando que os grêmios estudantis vão coroar esse percurso e que os líderes de turma terão destaque na programação da Jornada Pedagógica 2024.
Os encontros formativos com os líderes de turma foram conduzidos pela mestra em Educação, professora Cybele Amado, que por meio de reflexões e provocações direcionadas, os fizeram vislumbrar quais seriam suas posturas e posicionamentos enquanto líderes de seus grêmios estudantis, bem como quais propostas seriam defendidas pelos estudantes. “Hoje, no planeta, o protagonismo juvenil tem uma força extraordinária. Camaçari reconhece e provê esse ambiente propício para o desenvolvimento dessa habilidade de liderança”.
Para a estudante Luiza Santana, 14 anos, aluna do 8º ano do Centro Educacional Reitor Edgard Santos, o encontro foi esclarecedor. “Formações como essa são muito importantes, porque desenvolvem em nós estudantes um interesse maior pela nossa escola, pela nossa comunidade, pelo nosso futuro. Tenho interesse em me tornar uma liderança do grêmio da minha escola e fazer a diferença na sociedade”, afirmou. Ruan Filipe Gomes, 12 anos, cursa o 6º ano na Escola Municipal Denise Tavares e tem opinião semelhante. “Desejo que mais alunos tenham a oportunidade de participar desses encontros, para que tenhamos mais estudantes compartilhando esses conhecimentos com os colegas”, afirmou.