Os trabalhos para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nos Phocs foram iniciados um dia após a assinatura da ordem de serviço (22/11). E, na tarde desta quinta-feira (23/11), o gestor da Secretaria da Saúde (Sesau), Elias Natan, esteve no local para acompanhar e vistoriar o começo do serviço. Com um valor global de quase R$ 6,7 milhões, a obra tem previsão de conclusão até maio de 2024.
Ao final da construção, a UPA localizada na Rua Acajutiba terá capacidade para dez leitos, sendo dois de sala vermelha, sete de sala amarela e uma de isolamento, além de seis poltronas na sala verde. A UPA ainda ofertará, com atendimento 24h, os serviços de raio-X, laboratório, e a novidade da urgência odontológica, que até então existe apenas na UPA Arembepe.
A equipe que atuará na UPA nos Phocs diariamente, será composta por três médicos, quatro enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, farmacêutico, assistente social, nutricionista e dentistas. A capacidade diária de atendimento será de 300 pessoas.
Feliz com o início das obras, Elias Natan pediu celeridade a empresa responsável pelo serviço. “É muito importante seguirmos o planejamento sem atrasos. Ao final da obra essa região será contemplada com um complexo de saúde composto por UPA adulto, UPA pediátrica, Policlínica Pediátrica e uma Unidade de Saúde da Família [USF]. Importante destacar que a UPA nos Phocs estará à disposição de todos os moradores assim como a UPA Gleba A e as unidades de urgência e emergência da Costa”, explicou.
A ordem de serviço foi assinada na manhã desta terça-feira (21/11) e contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo; do secretário Elias Natan; do vice-prefeito José Tude; do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Flávio Matos; do subsecretário da Sesau, Luiz Duplat; e pelos vereadores Niltinho, Jamessom e Herbinho, além de demais servidores da Saúde.