Neste sábado, 25/11, o concurso da beleza negra 2023, celebrou a cultura, a estética afro-brasileira, e a diversidade étnica e sociocultural da população candeense. Em um evento marcado pela valorização da negritude, jovens e adultos esbanjaram estilo na passarela. O concurso integrou a programação da semana da cultura negra 2023, realizado pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR).
O concurso contou com a participação de cinco candidatas, onde foram premiadas o 1º, 2º e 3º lugar. Em primeiro lugar ficou a candidata Maise Damascena, mostrando muita segurança e determinação na passarela. Em segundo lugar, Leila Bastos, levou consigo emoção e o aplauso dos presentes. Em terceiro lugar, Maria Eduarda, esbanjou todo seu charme e empoderamento.
“O racismo fez por muito tempo que a mulher negra negasse as suas origens, e esse concurso é importante para reafirmar a beleza natural do povo preto, sem que haja vergonha de expor a nossa beleza, parabenizo a todas as mulheres pretas e empoderadas que participaram do concurso, todas nós somos vencedoras”, disse Maise.
Para o secretário da SECTUR, Professor Val, o concurso representa a valorização e o reconhecimento da beleza das candeenses, fomentando a autoestima da população e o combate ao racismo.
“O racismo, presente na estrutura da sociedade, faz com que a população negra negue as suas origens, uma vez que possui uma beleza fora do padrão imposto socialmente. Com isso, o concurso surge para reafirmar o compromisso com a população negra, contribuindo para a autoafirmação”, pontuou.