CATEGORIA POLICIAL SEMINÁRIO NACIONAL
CONFIRA VÍDEOS: II Seminário Nacional de Papiloscopia e RFH
Esse evento reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade. A papiloscopia é uma peça-chave na resolução de casos e na promoção da segurança, e o II Seminário Nacional só reforçou dedicação a desses princípios pelos profissionais envolvidos.
28/11/2023 20h58 Atualizada há 12 meses
Por: Carlos Nascimento Fonte: Redação

O SINDPEP -Sindicato dos Peritos Papiloscopistas do Estado da Bahia e a FENNAPPI – Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação Humana) realizaram o II Seminário de Papiloscopia e RFH nos dias 15, 16 e 17 de Novembro. O evento ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia - primeira faculdade de medicina do Brasil -, localizada no Pelourinho, Centro Histórico em Salvador. Um local que é ponto de visita obrigatória para todos que vem a Salvador.

O seminário contou com a participação de palestrantes e especialistas renomados, do Brasil e do exterior, que abordaram temas relevantes e atuais relacionados à identificação humana, bem como o aprimoramento e divulgação das Ciências Papiloscópicas no Brasil e o Reconhecimento Facial para laudos periciais. Foi uma excelente oportunidade para aprender, trocar experiências e expandir a rede de contatos.

Impacto na Sociedade:

Esse evento reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade. A papiloscopia é uma peça-chave na resolução de casos e na promoção da segurança, e o II Seminário Nacional só reforçou dedicação a desses princípios pelos profissionais envolvidos.

O evento contou com a participação da NEC, multinacional japonesa líder global. O head de identificação digital da NEC no Brasil, Adriano Finamore, ministrou, na tarde de 16 de novembro, uma palestra com o tema “Identificação Biométrica de Recém-Nascidos”, quando apresentou ao público composto por peritos em papiloscopia e em identificação o NEC SmartScan NEONATAL. A solução inovadora desenvolvida pela multinacional japonesa que atende uma demanda importante da sociedade, que é a de obter com exatidão a imagem da digital de crianças desde o nascimento, de forma que possa ser utilizada em sistemas de identificação digital (AFIS/ABIS).

Direitos Humanos

Secretário de Justiça e Direitos Humanos participa de II Seminário Nacional de Perícias Papiloscópicas e de Representação Facial Humana.

A importância da análise e identificação humana na perícia criminal como forma de promover a justiça social foi o tema da palestra do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, no Seminário.

O Secretário Felipe Freitas integrou a mesa de abertura do evento. O seminário contou além das palestras, estudos de casos, debates, mesa redonda, simulações de casos práticos, exposições e demonstrações de técnicas e de equipamentos utilizados nas perícias que envolvem a Papiloscopia e o Reconhecimento Facial Humano.

PALESTRANTES

II Seminário Nacional de Papiloscopia e RFH