Divulgar a história e o patrimônio cultural de Camaçari, propiciando à população camaçariense o sentido de pertencimento, e aos turistas, a possibilidade de saber mais sobre o município. Com estes propósitos, o Museu de Camassary tem sido um espaço de aprendizado para pessoas de variadas idades e de diversos locais. Até esta quarta-feira (29/11), 3.008 visitantes passaram pelo espaço.
Através da visita guiada por museólogos, é possível conhecer o acervo da exposição permanente, que conta a história de Camaçari desde quando os povos originários aqui habitavam, passando pelo papel de Vila de Abrantes para o Brasil do período colonial; a mudança do eixo de desenvolvimento do município, com a implantação da linha férrea; a Camaçari contemporânea com sua industrialização; sem esquecer de todo seu valor cultural e natural. Para tanto, utiliza recursos multimídia, imagens, plotagens, objetos históricos e o próprio prédio em si.
Inaugurado em setembro de 2022, o Museu de Camassary está instalado na antiga estação ferroviária, no Centro Antigo da cidade, ocupando uma área de 93 metros quadrados (m²). O local é totalmente climatizado e se apresenta de forma moderna, tecnológica e interativa, contando com totens digitais, smart TVs, quadros e artefatos históricos. O espaço ainda tem uma sala de exposição temporária.
O museu é gerido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult). O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 15h. Escolas e outras instituições que queiram realizar visita em grupo, podem fazer o agendamento através do telefone (71) 3644-9814, WhatsApp (71) 99981-7918, e-mail: agendamuseudecamassary@gmail.com ou de formulário on-line . Mais informações estão disponíveis na página do Museu de Camassary, no Portal da Secult, acessível por este link .